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Sistema de Peticionamento Eletrônico recebe mais de 2.300 petições no primeiro dia de funcionamento

publicado: 04/02/2014 às 11h55 | modificado: 20/11/2020 às 14h11

Sistema de Peticionamento Eletrônico recebe mais de 2.300 petições no primeiro dia de funcionamento (imagem 1)

Entrou em funcionamento nesta segunda feira, dia 3 de fevereiro, na Justiça do Trabalho de Minas, o Sistema de Peticionamento Eletrônico - SPE - que substituiu o e-DOC e as petições por e-mail. Só no primeiro dia, até a meia noite, foram cadastrados 1.333 usuários no novo sistema e 2.346 petições, de 1ª e 2ª instâncias, comprovando o sucesso do SPE.

O peticionamento eletrônico, instituído pela Resolução Conjunta nº 1, de 9/12/2013, serve de base para o sistema de Recurso de Revista Eletrônico e foi desenvolvido por técnicos de TI do próprio quadro de pessoal, que vão gerenciá-lo. Com isto, a solução de eventuais problemas no seu manejo será mais rápida e trará menos transtornos para usuários internos e externos.

De acordo com a diretora de Recursos, Marise Ferreira Aquino, gerente do grupo gestor que conduziu e implantou o projeto do peticionamento eletrônico, alguns advogados tiveram dúvidas quanto ao funcionamento do sistema, a maioria delas ligadas às configurações de seus próprios computadores ou de seu provedor de Internet. "Foram realizados todos os testes possíveis, mas como é um sistema em construção, à medida que os usuários vão utilizando, podem aparecer dúvidas, que serão prontamente esclarecidas". Um dos equívocos mais encontrados, segundo ela, é o fato do usuário conectar-se primeiro à internet e depois ao certificado digital, quando o certo é fazer justamente o contrário, conectar-se primeiro ao certificado e depois ao navegador.

Por isto Marise alerta para a importância dos usuários acessarem o Portal de Peticionamento Eletrônico, clicar na aba Dúvidas Frequentes , que esclarecem dificuldades em utilizar o Sistema como a citada acima e outras situações, ou escolher a opção Fale Conosco , onde a pessoa poderá deixar seu contato e a descrição do erro ou dúvidas encontradas. Se quiser contatar a equipe por telefone, o usuário deve ligar para a Central de Atendimento: (31) 3228-7272. (Solange Kierulff)

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