Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas: 2013 a 2014 / Termo assinado pelo TRT define compromisso com agenda socioambiental

Termo assinado pelo TRT define compromisso com agenda socioambiental

publicado 03/06/2013 15:11, modificado 03/06/2013 18:11

A presidente do TRT-MG, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, recebeu nesta segunda-feira, 3, a representante do Ministério do Meio Ambiente, Ana Carla Almeida, para a cerimônia de assinatura do termo de adesão ao projeto "Agenda Ambiental na Administração Pública" (A3P). A assinatura aconteceu pouco depois das 14h, e foi sucedida pela primeira edição do Café Estratégico, evento idealizado para marcar o reconhecimento da Presidência a diferentes setores do tribunal, frente à implantação de etapas do Projeto Estratégico.

Termo assinado pelo TRT define compromisso com agenda socioambiental (imagem 1)

A proposta do A3P consiste no desenvolvimento de projetos, por parte de cada instituição participante, que englobem o compromisso com cinco eixos: uso racional de recursos materiais, gestão de resíduos sólidos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, ações de sensibilização e capacitação de servidores e compras sustentáveis. Respeitando a autonomia de cada participante, o Ministério participa enviando sugestões. Todos os anos, as instituições devem enviar relatórios apontando quais os resultados e as realizações alcançadas.

Lançada em 1999 com a criação de uma Comissão Permanente, o projeto A3P já conta com a participação de 180 instituições. O desenvolvimento da proposta se insere nas recomendações da chamada "Agenda 21", da "Declaração do Rio/92" e da "Declaração de Johannesburgo".

No TRT-MG, o acompanhamento da implantação da agenda ficará a cargo da Comissão de Responsabilidade Socioambiental da Casa, criada em 2012. Além disso, como afirmou Ana Carla Almeida, que atua no ministério como gestora do projeto, é fundamental a participação de todos os setores do órgão e o comprometimento dos gestores.

Termo assinado pelo TRT define compromisso com agenda socioambiental (imagem 2)

Como reconhecimento pelo papel cumprido para a assinatura da agenda, a desembargadora Deoclecia Amorelli Dias prestigiou a gerente do projeto no TRT e integrante da comissão, Danuza Pereira Mantuano, com a entrega de uma placa. Em nome do tribunal, a representante do Ministério do Meio Ambiente recebeu, de Danuza, a caneca que simboliza, na JT de Minas, o fim do uso de copos descartáveis.

Durante a cerimônia, a desembargadora presidente discorreu sobre a missão de "contribuir para que os projetos e ações institucionais sejam desenvolvidos dentro das melhores práticas de responsabilidade socioambiental em prol da sustentabilidade", razão de ser da comissão instituída no tribunal sobre esse tema. Para ela, a assinatura da agenda representa uma parceria que traz novo fôlego, renovando a certeza de êxito nas ações e projetos da comissão.

Ana Carla Almeida destacou a importância do patrocínio dado ao projeto por parte do TRT-MG. Para ela, mais que uma postura de cobrança por parte do Ministério, trata-se de uma atitude de parceria, já que a adoção da agenda se dá de forma voluntária, o que prova que há um compromisso da instituição com a responsabilidade socioambiental.

O evento também contou com a participação de integrantes da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, como os desembargadores Márcio Flávio Salem Vidigal (vice-corregedor) e Paulo Roberto Sifuentes Costa, e o coordenador administrativo Carlos Athayde Valadares Viégas, que é seu presidente. Presentes, ainda, a presidente da Amatra3, juíza Jacqueline Prado Casagrande; o titular da 16ª Vara do Trabalho de BH, juiz Vitor Salino de Moura Eça; o secretário-geral da presidência Eliel Negromonte Filho, e o diretor-geral, Guilherme Augusto de Araújo, além de membros da Assessoria de Gestão Estratégica e do Escritório de Projetos. (David Landau / Fotos: Madson Morais)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /