TRT de Minas abre Semana Nacional da Conciliação
A Semana da Conciliação foi aberta nesta segunda, pelo desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal, vice-corregedor do TRT-MG e Gestor do Núcleo de Conciliação Permanente, no 17º andar do prédio da Avenida Augusto de Lima, Barro Preto, onde funciona a Central Permanente de Conciliação de 1º Grau.
O desembargador destacou a importância da conciliação para a solução dos conflitos. "A conciliação é o melhor caminho para solucionar os litígios e as partes buscam o judiciário para a solução que elas querem e, nesta semana, esperamos ter grande sucesso", ressaltou, chamando a atenção para a participação da Escola Judicial com grande mutirão. "Após a abertura daremos início ao grande mutirão de conciliação de processos que tramitam na primeira instância, mutirão esse, que começou no ano passado e agora faz parte da grade da Escola Judicial na formação efetiva do juiz".
No mutirão, as audiências são conduzidas por 18 magistrados recém-empossados no TRT (Imagem: TV TRT-MG) |
De acordo com a juíza Adriana Goulart de Sena Orsini, da 35ª VT de Belo Horizonte, membro do Núcleo de Conciliação Permanente do TRT3 e coordenadora do mutirão, as audiências na Central Permanente de Conciliação serão conduzidas por 18 magistrados recém-empossados na JT-MG, implementando a grade de formação inicial dos juízes trabalhistas da Escola Judicial. "Nossa expectativa é que seja uma semana produtiva tanto em termos do aprendizado dos novos juízes, quanto ao atendimento da meta do CNJ".
As Varas do Trabalho de todo o Estado e o Núcleo de Conciliação de 2ª Instância também realizarão audiências de tentativa de conciliação, já tendo sido incluídos em pauta, até o momento, mais de 7000 processos.
Também participaram da solenidade de abertura os desembargadores Denise Alves Horta, corregedora eleita para o biênio 2014/2015; Ronan Koury, vice-corregedor eleito para o biênio 2014/2015 e futuro gestor do Núcleo de Conciliação Permanente; a juíza Maristela Íris da Silva Malheiros, diretora do Foro Trabalhista de Belo Horizonte e os magistrados que vão atuar no mutirão da Semana da Conciliação do TRT da 3ª Região. (Márcia Barroso)
Na 1ª foto: Juízas Maristela Íris da Silva Malheiros e Adriana Goulart de Sena Orsini e os desembargadores Denise Alves Horta, Márcio Flávio Salem Vidigal e Ronan Koury (foto: Márcia Barroso) |