TRT inaugura duas novas Varas do Trabalho no Triângulo Mineiro

publicado 29/08/2013 07:02, modificado 29/08/2013 10:02
TRT inaugura duas novas Varas do Trabalho no Triângulo Mineiro (imagem 1)

Em Uberaba e Frutal, cidades distantes 148 quilômetros uma da outra, ambas no Triângulo Mineiro, serão inauguradas varas da Justiça do Trabalho: a primeira nesta quinta-feira, dia 29, e a segunda na sexta, 30 de agosto.

No município de Frutal, o Posto Avançado, que funcionava desde dezembro de 2009 vinculado à Vara do Trabalho de Uberaba, será transformado em Vara do Trabalho, conforme a Resolução Administrativa 61/2003. Como unidade autônoma, sua jurisdição incluirá, além de Frutal, os municípios de Comendador Gomes, Fronteira, Itapagipe, Planura e Pirajuba.

A transformação do Posto Avançado em Vara do Trabalho implica na designação de um magistrado para atuar exclusivamente na jurisdição, promovendo a celeridade processual e dotando a unidade de uma melhor estrutura administrativa e de pessoal.

Em Uberaba, onde a expectativa em 2013 é que o número de novas reclamações ultrapasse os dois mil processos em cada uma das três unidades já instaladas, será inaugurada a 4ª Vara do Trabalho, importante para melhorar a prestação jurisdicional da região, cuja jurisdição inclui ainda os municípios de Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Sacramento e Veríssimo.

Consta da solenidade de inauguração das duas varas, a instalação do Processo Judicial Eletrônico, PJe, sistema escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça para a tramitação virtual de processos do Poder Judiciário trabalhista.

À frente das solenidades, a desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do Tribunal Regional do Trabalho. Em Uberaba onde o foro trabalhista funciona em sede própria localizada na Avenida Maria Carmelita Castro Cunha, 60, a inauguração está marcada para as 17 horas, assim como em Frutal cujo endereço de instalação da vara é Praça Sete de Setembro, 200 - 6º Andar, onde já funcionava o posto avançado.

Visualizações: