Contagem e Betim sediam palestras sobre conciliação

publicado 02/12/2010 15:00, modificado 02/12/2010 17:00
Vem aí a Semana da Conciliação 2012 (imagem 1)

A OAB de Contagem sediou nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, mais um evento da VI Semana da Conciliação da Justiça do Trabalho de Minas. Estiveram presentes à palestra da juíza do Trabalho Carla Cristina de Paula Gomes, integrante da Comissão de Conciliação do TRT, o desembargador Emerson José Alves Lage e o advogado Alex Santana de Novais, representando a Escola Superior da Advocacia - ESA-OAB/MG. Na ocasião, a magistrada falou aos novos advogados e advogadas presentes, que receberam as carteiras da OAB, sobre a importância da conciliação.

A juíza Carla Cristina contou aos advogados sobre sua experiência na advocacia, que exerceu por 13 anos, inclusive na área trabalhista. Segundo ela, a conselho do pai, também advogado, era melhor não fazer acordo na primeira audiência, já que nesta época (1995), a instrução era marcada para muito tempo depois, permitindo à advogada adquirir experiência na área e, principalmente, em audiências pautadas pela oralidade.

O conselho paterno que visava preparar a advogada para o exercício da advocacia e atuação diante de juízes e clientes, era também inspirado na cultura da época, que era a de não realizar acordos. No entanto, explica a magistrada, "o paradigma atual diverge daquele espelhado na negativa de acordos".

Com o passar dos anos e a experiência adquirida, a advogada foi percebendo que a conciliação trazia conforto para as partes e seus advogados: "A conciliação hoje é o norte imperativo na solução dos conflitos interpessoais e que se deduzem não apenas na seara processual contenciosa, mas também na realidade do dia-a-dia em que vivemos".

Finalizando sua palestra, a juíza exortou os advogados a atuar em prol da conciliação "orientando seus clientes, de forma ética e com lisura, sobre as vantagens da celebração de um acordo".

A juíza Carla Cristina de Paula Gomes estará nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, na OAB de Betim para mais uma palestra, juntamente com o advogado Pedro José de Paula Gelape, representando a ESA-OAB, ocasião em que haverá a entrega de carteiras da entidade aos novos advogados.

Contagem e Betim sediam palestras sobre conciliação (imagem 2)

Visualizações: