Importância da prevenção de acidentes de trabalho é destaque em reunião de presidentes de TRTs
O Colégio de Presidentes e Corregedores de todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país (Coleprecor) está reunido em Brasília nesta quinta-feira (14) para discutir temas relacionados à Justiça Trabalhista. A abertura do encontro, nessa quarta-feira, (13) contou com a participação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira.
Em seu pronunciamento, o ministro Brito Pereira falou sobre a interlocução que tem feito junto ao Congresso Nacional e ao Planalto em prol da Justiça do Trabalho e alertou para a necessidade de os tribunais chegarem ao final do ano com o orçamento executado.
Brito Pereira abordou também o Programa Trabalho Seguro e a perspectiva de que cada regional organize um evento interno em maio para discutir questões relacionadas ao assédio moral, tema que vem sendo tratado no biênio 2018/2019.
A presidente do Coleprecor, desembargadora Eliney Veloso (TRT 23ª Região), falou sobre a necessidade de união em tempos de dificuldades. “Nossa equipe é altamente qualificada, dedicada às causas da Justiça do Trabalho. Seremos vitoriosos em todos os desafios”, disse.
Durante a abertura da reunião, foi apresentado um vídeo da campanha de valorização da Justiça do Trabalho.
Tragédias em Brumadinho e no Flamengo reforçam importância da prevenção
Integrantes do Coleprecor expressaram pesar pelo acidente ocorrido na cidade de Brumadinho. Segundo as manifestações, além de uma grande tragédia humana, o caso foi também o maior acidente coletivo de trabalho das últimas décadas.
O rompimento da barragem em Brumadinho e o incêndio no Centro de Treinamentos do Flamengo reforçam a importância das ações de prevenção de acidentes de trabalho.
A avaliação ocorreu durante a apresentação da Comissão Nacional do Programa Trabalho Seguro no Coleprecor, nessa quarta-feira (13).
A ministra Delaíde Arantes, coordenadora da Comissão, informou que o TST deve sediar, entre os dias 16 e 18 de outubro, um seminário internacional com o tema “Violências no Trabalho – Enfrentamento e Superação”, foco do biênio 2018/2019 do Programa Trabalho Seguro.
Em apresentação, os gestores nacionais salientaram, junto às administrações dos regionais, a necessidade de fortalecimento das ações de prevenção pelos tribunais. Uma das sugestões foi a multiplicação dos gestores regionais do programa em gestores locais, de modo a aumentar a capilaridade das ações.
Além da ministra Delaíde, a Comissão é integrada pela ministra do TST, Maria Helena Mallmann (vice-coordenadora), e pelos gestores nacionais, desembargadores Beatriz Theodoro (23ª Região), Márcia Bessa (11ª Região) e Sebastião Geraldo de Oliveira (3ª Região) e juízes André Cavalcanti (13ª Região) e Leonardo Wandelli (9ª Região).