Você está aqui:

Inaugurada exposição de Yara Tupynambá no Centro Cultural do TRT-MG

publicado: 11/12/2024 às 15h47 | modificado: 12/12/2024 às 18h29
Resumo em texto simplificado

O Centro Cultural do TRT-MG inaugurou a exposição "Mulheres: De Silenciadas a Empoderadas", da artista Yara Tupynambá, com centenas de peças sobre resistência e transformação feminina. A mostra fica aberta até 19 de dezembro e retoma em 2025, de 7 de janeiro a 2 de abril. O centro também promoveu diversos eventos culturais em 2024, encerrando o ano com grande sucesso.

Vídeo: https://youtu.be/LJl-bZBCg6w

Saiba mais sobre esta iniciativa

Pinturas, cerâmicas, móveis e painéis. O Centro Cultural do TRT-MG inaugurou, nesta terça-feira (10/12), a exposição ‘Mulheres: De Silenciadas a Empoderadas’, da artista mineira Yara Tupynambá, que reúne centenas de peças destacando momentos de resistência e transformação feminina ao longo dos anos. A mostra pode ser visitada no período de 11 a 19 de dezembro e de 7 de janeiro a 2 de abril de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Presidente abre a exposição

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, realizou a abertura do evento e ressaltou a grandeza da artista plástica que compareceu à inauguração e a importância da mostra para o Tribunal. "Yara, cujas competência e criatividade são reconhecidas nacional e internacionalmente, também superou obstáculos injustamente impostos ao universo feminino. Que, por meio da exposição, nosso Regional possa inspirar ainda mais mulheres dentro e fora da nossa instituição, a progredir, a crescer e a disseminar a importância e a conscientização da equidade de gênero".

Também presente na inauguração, David Faria, curador da mostra e vice-presidente do Instituto e Memorial Yara Tupynambá, conta que "a presente exposição é contemplativa, expressiva e reflexiva e busca que o expectador, sem interferência de legendas se deixe enveredar pelas obras de Yara Tupynambá, afinal, parafraseando Clarice Lispector 'suponho que entender não seja uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Toca ou não toca'", finalizou.

A artista Yara Tupynambá

Com uma carreira sólida e vasta, Yara Tupynambá é reconhecida internacionalmente, com exposições realizadas tanto no Brasil quanto no exterior. Sua obra, marcada pela força e sensibilidade, foi condecorada por diversas entidades culturais e históricas, tendo centenas de painéis e murais instalados pelo mundo, dezenas deles tombados pelo Patrimônio Histórico, além de diversos livros publicados sobre sua obra.

Encerramento e Retrospectiva 2024

A exposição ‘Mulheres: De Silenciadas a Empoderadas’ encerra o ano de atividades no Centro Cultural do TRT-MG, em 2024. Durante toda a temporada, o espaço sediou diversos eventos abertos ao público, incluindo apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais, da Sociedade Musical Carlos Gomes, da Cia de Dança do Palácio das Artes, da Orquestra Jovem do TJMG, a Mostra de Teclados Históricos, além da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Público lota o Centro Cultural para assistir apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Ao longo do ano, também esteve em cartaz a exposição “Assis Horta: a democratização do retrato fotográfico através da CLT”. O fotógrafo Assis Horta imortalizou centenas de rostos, muitos dos quais tiveram sua primeira experiência diante de uma câmera fotográfica ao produzir as fotos 3x4 exigidas pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), um marco da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sancionada em 1° de maio de 1943.

“Foi um ano muito promissor, de muito sucesso, porque nós realmente saímos de uma situação um tanto quanto estática para uma situação de apresentação de grandes espetáculos”, avaliou Emília Facchini, curadora do Centro Cultural.

Centro Cultural do TRT-MG

Com o intuito de promover a cultura como um catalisador de conhecimento e enriquecimento social, o Centro Cultural do TRT-MG foi criado em outubro de 2023, mediante a Resolução GP n. 294/23. O espaço recebe atividades como exposições coletivas e individuais, de fotografias, de artes plásticas e visuais (pinturas, esculturas, instalações) e apresentações musicais, sempre gratuitas e com visitação aberta ao público em geral.

Localizado na rua da Bahia, 112, no Centro de Belo Horizonte, o edifício Mário Werneck é um bem público da União, protegido pelo patrimônio histórico e cultural e integra o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. A edificação foi transferida pela União ao TRT-MG em 2011.

Veja galeria de fotos.

Vídeo:

https://youtu.be/LJl-bZBCg6w

Visualizações: