Você está aqui:

Jovens aprendizes participam de palestra sobre trabalho decente promovida pelo TRT-MG

publicado: 19/09/2025 às 17h27 | modificado: 19/09/2025 às 18h03

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Na última sexta-feira (19/9), jovens aprendizes de Belo Horizonte participaram de uma palestra sobre o mundo do trabalho, ministrada pelo desembargador Marcelo Pertence, gestor do Programa Trabalho Seguro do TRT-MG. O objetivo foi conscientizar os participantes sobre condições dignas de trabalho, abordando temas como jornada, remuneração e segurança no ambiente laboral. Durante o encontro, os jovens aprenderam sobre a história dos direitos trabalhistas, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e desafios atuais, como a precarização, a informalidade e a "pejotização". A palestra também destacou a importância de reconhecer e denunciar situações de desrespeito aos direitos trabalhistas. O evento foi promovido pelo Centro de Memória do TRT-MG e contou com a participação de alunos acompanhados pela Demá/Renapsi, organização voltada à formação de jovens. Os participantes demonstraram grande interesse, como o estudante Estevão Gabriel, que ressaltou a importância de conhecer seus direitos desde o início da vida profissional.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Dezenas de jovens aprendizes de Belo Horizonte puderam assistir, na tarde desta sexta-feira (19/9), a uma palestra sobre o mundo do trabalho e a evolução das relações trabalhistas. A palestra, proferida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence, teve por objetivo promover a conscientização sobre o que são condições decentes de trabalho, destacando aspectos como jornada de trabalho, remuneração e condições dignas do ambiente laboral.

Desembargador Marcelo Pertence, gestor do Programa Trabalho Seguro, promove palestra para jovens aprendizes de Belo Horizonte

Na aula os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a origem dos direitos trabalhistas, o contexto histórico do mundo do trabalho e fenômenos contemporâneos do universo do trabalho, como a “precarização”, com o avanço da informalidade, e a chamada “pejotização” - prática de empresas que contratam trabalhadores como prestadores de serviço como pessoa jurídica, em vez de empregados formais, para evitar o pagamento de encargos trabalhistas e tributos

O magistrado ainda chamou a atenção para a importância da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como forma de proteger direitos e a vida de trabalhadores e alerta para formas modernas de exploração da mão de obra. "A Justiça do Trabalho entendeu que não basta somente julgar conflitos trabalhistas. É preciso conscientizar e avançar na prevenção de acidentes. Por isso estes encontros são tão importantes", esclareceu o desembargador.  

Jovens aprendizes assistem à palestra sobre Trabalho Seguro promovida pelo TRT-MG

Jovens aprendizes em formação

A turma formada por jovens aprendizes que cursam o ensino médio, em sua maioria, é acompanhada pela Demá/Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), uma Organização da Sociedade Civil que existe no Brasil há mais de 30 anos, dedicada à qualificação socioeducativa de jovens aprendizes. No evento a entidade foi representada pela coordenadora pedagógica, Ana Júlia de Rezende. 

O evento foi organizado pelo Centro de Memória do TRT-MG, que tem, como parte de sua missão, conscientizar as gerações mais jovens sobre a importância da preservação dos direitos trabalhistas. Os participantes se mostraram bastante interessados no tema, uma vez que eles já estão inseridos no mercado de trabalho, iniciando sua trajetória profissional. Estevão Gabriel Santos Costa, estudante e jovem aprendiz, é um exemplo e disse que a palestra foi esclarecedora. “Foi importante conhecer mais sobre os direitos dos trabalhadores para que a gente possa ter consciência e saiba denunciar quando eles são desrespeitados”, concluiu.

Veja a galeria de fotos.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br