Justiça & Cidadania temático encerra Mês da Mulher no TRT-MG
Resumo em texto simplificado
Durante todo o mês de março, o TRT-MG celebrou o Mês da Mulher com diversas atividades, incluindo campanhas, palestras, oficinas e apresentações culturais. Como encerramento, 80 alunos da UFMG participaram de uma edição temática do Programa Justiça e Cidadania, com visitas à exposição "Trabalho e Cidadania" e audiências simuladas. O programa visa promover a educação sobre direitos e a cidadania, fortalecendo a relação entre o Tribunal e a comunidade.
Saiba mais sobre esta iniciativaDurante todo o mês de março, o TRT-MG celebrou o Mês da Mulher com o lema “Juntas Somos Muito Mais”. No período, foram realizadas diversas ações para debater, refletir e desconstruir conceitos relacionados à questão feminina. A programação incluiu campanha virtual, pauta especial de julgamento, palestras, bate-papo, bazar, oficinas de canto e dança, lançamento de coletânea de textos poéticos, espetáculo de dança e apresentação musical. Encerrando as atividades, nesta sexta-feira (28/3), o Tribunal recebeu uma edição temática do Programa Justiça & Cidadania.
Cerca de 80 alunos do curso de direito da Universidade Federal de Minas Gerais se dividiram em dois grupos para visitar a exposição Trabalho e Cidadania e participar de audiências simuladas que tratavam de um caso fictício de gestante demitida durante o período de estabilidade. Acompanhados pela professora e desembargadora do TRT-MG, Adriana Goulart de Sena Orsini, gestora regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas no âmbito jurídico.
Exposição
Inicialmente, os alunos fizeram uma visita mediada à exposição Trabalho e Cidadania, onde tiveram acesso ao acervo e à plataforma digital interativa, vencedora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário na categoria Especial – Inovação em acesso e difusão do Patrimônio Cultural.
A professora de Processo do Trabalho e desembargadora Adriana Orsini explicou a importância da atividade. “A proposta foi trazer os alunos para conhecerem nosso museu e reconhecerem a importância dele na cidade de Belo Horizonte. E ainda, aprenderem mais sobre a história do direito do trabalho no Brasil e também em Minas Gerais”, avaliou.
Audiência Simulada
Em seguida, a juíza do TRT-MG, Silene Cunha de Oliveira, conduziu uma audiência simulada que contou com a presença do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage. Os alunos desempenharam os papéis de reclamante, advogados, testemunhas e preposto. Para a magistrada, a experiência foi enriquecedora para a formação acadêmica. “É uma possibilidade para os estudantes vivenciarem e serem protagonistas de uma audiência”.
O procurador complementou: “Essa atividade cria uma experiência para o aluno de direito para que, ao se formar, possa exercer a profissão com mais tranquilidade. O assunto da audiência foi muito contemporâneo, pois trata do assédio moral contra as mulheres e a discriminação para admissão. E os alunos conduziram muito bem a situação”.
A aluna Camila Daby também avaliou de forma positiva a realização da audiência simulada. “Foi muito interessante, pois colocamos em prática o que a gente vê em aula. Sair um pouquinho daquela estrutura de professor, quadro e aluno e poder colocar aqui as nossas teses em prática foi muito válido. Ficamos até tarde estudando o caso e as possibilidades. Aprendi muito e acho que a turma também gostou de colocar esses conhecimentos em prática”.
Justiça & Cidadania
O Programa Justiça & Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG, promove ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.