Você está aqui:

Justiça do Trabalho em Minas doa cinco veículos à UFMG

publicado: 15/09/2021 às 17h02 | modificado: 16/09/2021 às 01h51

A solenidade de entrega dos automóveis, dois Minibus e três Sedans, ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), no prédio da Rua Desembargador Drumond. A ação foi oficializada por meio de celebração do Termo de Transferência 21DB007. Participaram do evento a secretária de Apoio Administrativo do Tribunal, Solange Júlia Fernandes Coimbra, e o chefe da Seção de Transporte, Francisco Eduardo Pereira. Representaram a UFMG Helder de Faria, diretor da Divisão de Transportes, e o chefe da mesma seção, Elias André Abrão da Cruz. 

Os bens foram avaliados em R$ 264.850,00. “Com exceção de uma das vans, que precisa de manutenção, os demais veículos estão em pleno funcionamento”, afirmou Francisco. De acordo com ele, o uso destes automóveis tornou-se desinteressante ao TRT-MG devido à manutenção onerosa, somada às novas modalidades de transporte que estão sendo implantadas na instituição, assim como a redução do quadro de motoristas terceirizados.

A ação faz parte do processo de desfazimento previsto na Resolução nº 68/2010 do CSJT. Contribui também para a readequação da frota, já que estão sendo adotadas novas formas de prestação de serviço de transporte no Tribunal, entre elas o TáxiGov. Os órgãos públicos recebedores destas doações têm o compromisso de reaproveitá-las em benefício da sociedade.

A Secretaria de Material e Logística do Tribunal, em conjunto com a Secretaria de Apoio Administrativo, reuniu os automóveis e a documentação correspondente, instruindo o processo, que foi analisado pelo Subcomitê de Desfazimento de Bens Inservíveis. Posteriormente, o material foi submetido à autorização da Diretoria-Geral. Os bens foram entregues aos representantes da UFMG, responsáveis pela retirada e condução dos veículos após assinatura da doação.

Parceria importante para a UFMG

A engenheira Eliane Ferreira, pró-reitora adjunta de Administração da Universidade, considerou o recebimento dos veículos muito oportuno, “especialmente por não ser possível a aquisição de automóveis devido à legislação federal, além das condições atuais da nossa frota, sem renovação há alguns anos”. Segundo ela, alguns veículos serão utilizados no atendimento às autoridades da UFMG, enquanto outros terão como destino atividades de rotina, logística e pequenas viagens.

A Universidade também recebeu 300 microcomputadores e 50 impressoras, contemplada em outras três doações do TRT-MG. O Tribunal prioriza doar às instituições de ensino público federal, por considerar que elas são de indiscutível importância, além de ser notório o fato de que têm menor orçamento. Assim, os recursos são mantidos na esfera federal, gerando fomento à educação.

Visualizações: