Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Lançada edição 103 da Revista do TRT-MG que comemora os 80 anos da JT

Lançada edição 103 da Revista do TRT-MG que comemora os 80 anos da JT

publicado 14/01/2022 12:14, modificado 09/02/2022 11:40

Já está disponível a edição 103 da Revista do TRT-MG, Justiça do Trabalho-80 anos: história, desafios atuais e perspectivas para o século XXI. A edição - que comemora a marca histórica de oito décadas da sua instalação no Brasil - homenageia a JT, imprescindível para o cenário jurídico-social brasileiro e que muito ainda tem por fazer para a solução e o desenvolvimento de uma cultura voltada para a paz.

Nestes 80 anos de existência, a Justiça do Trabalho viu sua importância e relevância crescerem, ganhando novas competências constitucionais e aprimorando a sua atuação para ser tornar mais célere e ética. Além do seu pioneirismo em iniciativas conciliatórias, ela ainda se destaca por seu papel na garantia de direitos das partes nas relações de trabalho.

Composta por artigos de renomados estudiosos, a Revista 103 publica sete acórdãos na íntegra, quatro sentenças de 1º grau e uma decisão precursora de autoria da desembargadora Denise Alves Horta, relatora do processo que trata de Acidente de trabalho – Responsabilidade subsidiária, comentada pela juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim.

Por ser uma edição comemorativa, a revista recém lançada apresenta também uma seção de “Registros Fotográficos em 80 Anos da História”, e resgata o projeto “História Oral” - ambos desenvolvidos pela Memória do TRT-MG. Da edição 103, constam ainda entrevistas, em vídeo, realizadas com os ministros do TST, Luiz Philippe Vieira de Mello e José Luciano de Castilho Pereira, e com o desembargador José Maria Caldeira em 1997. Elas foram comentadas, respectivamente, pelo ministro do TST Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, pela juíza do TRT-MG Ângela Castilho Rogêdo Ribeiro e pelo próprio desembargador José Maria Caldeira.

Já a Biblioteca do TRT-MG participou da revista oferecendo referências específicas sobre a temática central da edição, abrangendo legislação evolutiva da Justiça do Trabalho, livros, artigos e eventos, conteúdos importantes neste octogésimo aniversário. Para consultar esta e outras edições da revista acesse https://portal.trt3.jus.br/escola/institucional/revista ou procure a Biblioteca do TRT, que dispõe de exemplares físicos das diversas edições.

Colaboradores

Nesta edição, colaboraram no capítulo dedicado às doutrinas: Manoel Carlos Toledo Filho, Maria Cristina Diniz Caixeta, Isabel Cristina Jacinto Brandtner, Juliana Wülfing, Miriam Hermeto, Rubens Goyatá Campante, Agnes Luiza Soares Gonçalves, Maria Cecilia de Moura Mota, Cássia Barata de Moraes Santos, Alexandre Pimenta Batista Pereira, Franciara Moreira Pinheiro, Ana Carolina dos Santos. No capítulo destinado à jurisprudência, há históricas decisões dos desembargadores Jaqueline Monteiro de Lima, Márcio Ribeiro do Valle, Juliana Vignoli Cordeiro, Luiz Otávio Linhares Renault, Adriana Goulart de Sena Orsini, Sebastião Geraldo de Oliveira, Antônio Carlos Rodrigues Filho e dos juízes Haydée Priscila Pinto Coelho de Sant`ana, Geraldo Magela Melo, Vitor Martins Pombo e Jessica Grazielle Andrade Martins.

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /