Mais de 7 milhões de idosos estão inseridos no mercado de trabalho no Brasil

publicado 20/11/2018 14:10, modificado 20/11/2018 14:15

O número de pessoas com mais de 60 anos a procura de emprego também alcançou altos patamares no país. Reportagem especial do Jornada mostra histórias de trabalhadores que ainda têm muito a contribuir, mesmo estando na terceira idade.

O percentual de pessoas acima dos 60 anos que compõem a força de trabalho aumentou no Brasil nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 7,2 milhões de idosos trabalhando e outros 7,5 milhões em busca de emprego. O envelhecimento gradativo da população tem demandado novos desafios para o país e a reportagem especial do Jornada foi atrás de histórias que retratam esse cenário de gente que conseguiu voltar ao mercado de trabalho, bem como de empresas que repensaram suas atitudes na hora de contratar.

A técnica em enfermagem Januaceles da Silva, de 60 anos, é uma dessas que resolveram arregaçar as mangas e procurar um emprego. Ela foi contratada por uma clínica que cuida de idosos e que dá prioridade à contratação de funcionários mais velhos. Depois de muitos “nãos”, ela pretende continuar na ativa por muito tempo. “Enquanto eu tiver habilidade, estarei na luta”, diz.

A reportagem mostra também o relato de um garçom que se aposentou em 2008 e foi recontratado por um restaurante, cujo dono, de 83 anos, não abre mão da força de trabalho mais experiente. Outra entrevistada, a professora e gerontóloga Margô Gomes de Oliveira, apresenta os motivos principais que levam idosos a buscarem uma vida mais ativa por meio do trabalho. As empresas que aliam vivência e juventude conseguem melhores resultados? Assista ao Jornada pelo canal oficial do TST no Youtube e tire todas as dúvidas.

 

Outras reportagens

O Jornada desembarca em Salvador, na Bahia, para explicar porque o curso de Direito é um dos mais procurados por estudantes no Brasil. Reportagem do TRT da 5ª Região apresenta as várias carreiras que podem ser desempenhadas dentro do universo jurídico. Conheça também as áreas mais procuradas por estudantes e profissionais do Direito que residem na capital baiana.

O quadro “Tá Explicado” trata das eleições para representantes sindicais. Saiba mais sobre as regras dos artigos 529 e 530 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que disciplinam o tema. Fique por dentro também sobre quem é obrigado a votar e quais são os requisitos para que um associado se candidate a um cargo diretivo dentro do sindicato.

O quadro “Meu trabalho é uma arte” visitou o ateliê da artesã Aline Fidelis para conhecer o Amigurumi. A técnica japonesa une o tricô ao crochê para produzir bonecos de todos os tamanhos e formas. A reportagem mostra a paixão de Aline pela arte, como é a rotina de trabalho, além dos amigurumis que ela mais gostou de fazer.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e aos sábados e domingos, às 6h.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br