Você está aqui:

Centro de Memória e Biblioteca recebem novos alunos em visita à exposição Territórios Afroindígenas Soterrados

publicado: 04/12/2025 às 16h52 | modificado: 04/12/2025 às 16h52

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Herbert José de Souza visitaram, no dia 4/11, a exposição “Territórios Afroindígenas Soterrados: Do Arraial dos Pretos à Cidade dos Brancos”, do Museu Muquifu, instalada na Escola Judicial do TRT-MG. A atividade começou com uma palestra sobre o funcionamento e o papel social da Justiça do Trabalho. Guiados pelo curador Padre Mauro Luiz da Silva, os estudantes conheceram a mostra, que apresenta a história da formação de Belo Horizonte sob a perspectiva da população negra. No mesmo dia, também visitaram a exposição integrantes da Secretaria de Assistência Social e moradores do bairro Renascença. As visitas escolares têm sido frequentes. No dia anterior, alunos da Escola Municipal Benjamim Jacob também estiveram no local. A ação é promovida pelo Centro de Memória do TRT-MG e pela Biblioteca do Regional. A mostra tem atraído grande interesse de visitantes, incluindo jornalistas e influenciadores presentes na cidade para o Congresso Brasileiro de Afroturismo. A exposição permanece aberta ao público até 12 de dezembro, na Escola Judicial do TRT-MG, no centro de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Herbert José de Souza, que fica no bairro Aarão Reis, região norte de Belo Horizonte, acompanhados do professor Gleison de Oliveira, visitaram, na tarde desta quinta-feira (4/12), a Exposição Territórios Afroindígenas Soterrados: Do Arraial dos Pretos à Cidade dos Brancos”, do Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), em cartaz na Escola Judicial do TRT-MG (Rua Guaicuru,201). A visita começou com uma palestra para explicar aos meninos e meninas sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e o seu papel social. 

A exposição também recebeu a visita de integrantes da Secretaria de Assistência Social da regional Norte e moradores do bairro Renascença, frequentadores da Paróquia Santo Afonso.

Alunos da Escola Herbert José de Souza visitam Exposição do Muquifu na Escola Judicial

Em seguida, guiados pelo curador da Exposição, Padre Mauro Luiz da Silva, os estudantes conheceram o acervo da mostra que conta parte da história da fundação de Belo Horizonte do ponto de vista da população negra. O professor elogiou a iniciativa e a recepção na Escola Judicial. "Foi muito válido, especialmente porque são temas importantes e pouco tratados nas escolas", comentou. O aluno Bernard (11 anos) disse que foi uma ótima maneira de comemorar o seu aniversário: "Gostei muito por ter aprendido muita coisa nova!". 

Alunos da Escola Municipal Benjamim Jacob, do bairro Sion, visitam exposição do Museu Muquifu na Escola Judicial

A visita de estudantes à Exposição tem sido uma rotina. Na última quarta-feira (3/12) estiveram na Escola Judicial alunos da Escola Municipal Benjamim Jacob, do bairro Sion, na capital, acompanhados da professora Camila Castro. A dinâmica do encontro foi semelhante à realizada nesta quinta-feira. As visitas fazem parte do de uma ação educativa promovida pelo Centro de Memória do TRT-MG com a parceria da Biblioteca do Regional.

Exposição desperta grande interesse de visitantes

Segundo a coordenadora da Biblioteca do TRT-MG, Márcia Pimenta, a exposição organizada pelo Museu Muquifo, dentro do Programa Negrocidade com a parceria do Regional, tem despertado muita curiosidade e recebido muitos visitantes. 

Visita de jornalistas e Influenciadores à Exposição “Territórios Afroindígenas Soterrados: Do Arraial dos Pretos à Cidade dos Brancos”

Na última terça-feira (2/12), a mostra foi vista por jornalistas e influenciadores que estão na capital mineira para participar do Congresso Brasileiro de Afroturismo. 

A Exposição Territórios Afroindígenas Soterrados: Do Arraial dos Pretos à Cidade dos Brancos, do Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) fica aberta ao público na sede da Escola Judicial do TRT mineiro até o dia 12 de dezembro. O endereço é Rua dos Guaicurus, 203, no centro de Belo Horizonte. 

Veja a galeria de fotos da quarta-feira (3/12)

Veja a galeria de fotos da quinta-feira  (4/12)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br