Você está aqui:

Mostra de Teclados Históricos é inaugurada com palestra-concerto no Centro Cultural do TRT-MG

publicado: 20/08/2024 às 20h54 | modificado: 20/08/2024 às 23h45
Resumo em texto simplificado

Nesta terça-feira (20/8), o Centro Cultural do TRT-MG inaugurou a Mostra de Teclados Históricos de Minas Gerais, com a palestra/concerto “Teclados Históricos Através de Seus Repertórios” da Orquestra Canção das Iluminuras. A exposição, gratuita e aberta ao público, ficará em cartaz até 30 de agosto, com visitação das 9h às 17h e visitas guiadas mediante agendamento. O evento destaca a evolução dos teclados desde a Grécia Antiga até o Barroco. O concerto de encerramento será no dia 30 de agosto às 19h.

Saiba mais sobre esta iniciativa

O Centro Cultural do TRT-MG, localizado na rua da Bahia, nº 112, no centro de Belo Horizonte, inaugurou, na noite desta terça-feira (20/8), a Mostra de Teclados Históricos de Minas Gerais com a realização da palestra/concerto “Teclados históricos através de seus repertórios”, apresentada pelo músico Pedro Zanatta, membro da Orquestra Canção das Iluminuras.

Mostra de Teclados Históricos é aberta no Centro Cultural do TRT-MG

A Mostra, que é gratuita e aberta ao público em geral, pode ser visitada das 9h às 17h e se estende até o dia 30 de agosto. A exposição retrata a evolução dos teclados ao longo dos séculos, trazendo uma seleção de instrumentos, cujas origens remontam mais de mil anos, da Grécia antiga até a Renascença e o Barroco. Há também a opção de visitas guiadas, que podem ser agendadas pelo e-mail centrocultural@trt3.jus.br ou pelo telefone (31) 3235-9504.

O curador da Mostra, Leopoldo Balestrini, ressaltou a importância da apresentação de abertura e do evento em geral. “São sete instrumentos, com histórias muito curiosas e muito ricas, tanto em termos de construção quanto de características sonoras. E para deixar a Mostra mais dinâmica, preparamos uma palestra/concerto apresentada pelo Pedro que vai explorar 300 anos de música através desses instrumentos”.

Pedro Zanatta complementou:A exposição revela a riqueza de instrumentos que abrangem desde o período medieval até o século XVII. A palestra oferece um contexto sobre os repertórios desses instrumentos, mas apenas falar não é suficiente. A música é essencial para compreender o que está sendo discutido. Por isso, optamos por uma palestra-recital”.

A curadora do Centro Cultural do TRT-MG, Emília Facchini, expressou sua satisfação com a realização deste evento e dos anteriores: “Estamos muito felizes em poder trazer espetáculos como as apresentações de hoje e da orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A Mostra de Teclados Históricos tem um significado enorme, pois traz a música da idade Média e do Renascentismo, épocas marcantes na área musical”.

O concerto de encerramento “Música para Teclados – Da Idade Média ao Barroco” acontecerá no dia 30 de agosto, às 19h, com a participação dos músicos convidados Antônio Carlos de Magalhães, Antônio Olímpio, Alexander Caviúna Barbosa, Hugo Bizzotto e Pedro Zanatta. Os ingressos estão sujeitos à lotação e podem ser retirados no Sympla.

Orquestra Canção das Iluminuras

É um grupo mineiro dedicado à pesquisa, à divulgação e à interpretação do repertório criado na Idade Média e Renascença, especialmente no período que abrange os anos de 1300 a 1600, empregando cópias de instrumentos usados naquela época e valendo-se de um trabalho de pesquisa e experimentação, para abordar este riquíssimo e pouco divulgado repertório.

Os 22 músicos que integram o grupo possuem as mais variadas formações e vivências artísticas, que vão do jazz à música folclórica e sinfônica e que se dedicam também à interpretação da chamada música antiga. Esses músicos são profissionais qualificados, professores da Uemg, Cefar, FEA, UFMG, integrantes dos corpos estáveis da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, além de mestres e doutores.

Veja galeria de fotos.

Visualizações: