TRT recebe mais de 500 alunos durante Outubro da Criança
Fotos: Leonardo Andrade
Na última semana do Outubro da Criança, o TRT-MG recebeu a visita de 155 alunos das escolas públicas municipais José Maria Mares Guia e Joaquim dos Santos, e das estaduais Professora Francisca Malheiros e Alisson Pereira Guimarães, com idades entre 6 e 15 anos. As audiências simuladas foram feitas pelo desembargador Manoel Barbosa da Silva e pelos juízes Alexandre Chibante Martins e Nanci de Melo e Silva.
Assim, 512 alunos de 14 escolas públicas e privadas de Belo Horizonte participaram da primeira edição do evento, promovido pelo Comitê Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em parceria com o Centro de Memória - Escola Judicial. O objetivo foi fomentar reflexões a respeito do trabalho infantil usando contação de histórias, jogos e audiências simuladas.
Para a gestora do Programa de Combate do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-MG, desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, o evento foi um sucesso e veio para ficar. Para ela, iniciativas como essa devem ser intensificadas. “Recebemos essas crianças e adolescentes, que são o futuro de nosso país, para explicar que trabalho infantil jamais. Combater esse problema é uma meta contínua do TRT-MG, até que seja erradicado. Para isso, vamos unir forças com a ONU e com outros regionais trabalhistas para acabar com o trabalho infantil no território brasileiro”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Memória, Maria Aparecida Carvalhais, também avaliou a primeira edição do evento. “O Outubro da Criança foi uma experiência muito significativa, que mobilizou nossa equipe de servidores e estagiários no grande desafio de receber um público estudantil bastante diversificado, de faixas etárias e realidades socioeconômicas distintas. O resultado foi muito gratificante. Avaliamos que os objetivos foram alcançados, suscitando importantes reflexões e promovendo maior conscientização dos alunos sobre o problema do trabalho infantil e sobre a legislação que regulamenta o trabalho do adolescente”, disse.
GALERIAS DE FOTOS
22/10/2018 Escola Municipal José Maria Mares Guia
23/10/2018 Escola Estadual Professora Francisca Malheiros
24/10/2018 Escola Municipal Joaquim dos Santos
25/10/2018 Escola Estadual Professor Alisson Pereira Guimarães