Você está aqui:

Pleno homenageia desembargadora Maria Lúcia Cardoso de Magalhães e celebra sua aposentadoria

publicado: 09/04/2026 às 17h23 | modificado: 09/04/2026 às 17h46

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Em sessão do TRT-MG, a desembargadora Maria Lúcia Cardoso de Magalhães foi homenageada por sua trajetória e defesa da igualdade feminina. Em discurso de despedida rumo à aposentadoria, destacou a “travessia” para novos projetos ligados à arte, literatura e acolhimento. A sessão também aprovou edital de promoção de magistrados, atualização do plano de obras e aposentadorias de servidores.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Hoje nos reunimos para celebrar uma mulher, que fez do processo não apenas um instrumento técnico, mas verdadeira ferramenta de justiça, moldada com inteligência, sensibilidade e coragem, sobretudo na defesa incansável da igualdade feminina. Uma mulher que transformou autos em pontes, acórdãos em sementes, e o Direito em gesto de cuidado humano”, destacou a ouvidora e ouvidora da Mulher do TRT-MG, desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta, que ficou como responsável pela homenagem, durante a sessão do Tribunal Pleno, na tarde desta quinta-feira (9/4), no plenário 1 do edifício-sede do Regional Mineiro, em Belo Horizonte.

foto da desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta falando durante homenagem

Ela relembrou a trajetória pessoal e profissional da magistrada, desde o nascimento até sua chegada ao TRT-MG, destacando, inclusive, sua atuação como integrante da Academia Feminina Mineira de Letras. “A senhora nos ensinou que a igualdade intelectual é uma riqueza coletiva. Quando uma mulher ocupa seu lugar de voz e pensamento, toda a sociedade se eleva. E demonstrou que com a serenidade dos justos, que razão e humanidade não são opostas, mas que devem caminhar lado a lado. Vossa excelência, sob o manto da toga, fez dessa consciência um compromisso diário, empunhando em cada sessão a bandeira dos direitos e deveres femininos, com elegância e firmeza”, relatou.

Em seguida, foi exibido um vídeo produzido por magistrados e servidores do Regional Mineiro, reunindo momentos marcantes da trajetória da magistrada na Justiça do Trabalho, além de depoimentos de colegas com quem atuou. Ao final, ela recebeu flores entregues por magistradas e familiares.

foto da desembargadora Maria Lúcia Cardoso de Magalhães de pé sendo aplaudida pelos demais desembargadores de pé

A homenageada, desembargadora Maria Lúcia Cardoso de Magalhães, agradeceu a todos e todas. Em seu discurso, relembrou a própria trajetória que a levou à Justiça do Trabalho. “Gosto na literatura de um poema que traz a palavra travessia, comparando com a minha aposentadoria. Poderei agora me dedicar a construir pontes e a acolher pessoas de diferentes nacionalidades, crenças e ideologias”, disse ao se despedir.

Ela ainda citou um trecho do poema Saber Viver, de Cora Coralina: “Não sei…se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. E isso não é coisa de outro mundo. É o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto ela durar". E concluiu: "Na minha aposentadoria, quero voltar à poesia, às artes e à literatura, seguindo os passos de nossa curadora Emilia Facchini”, em referência à desembargadora aposentada que atualmente atua de forma voluntária na curadoria do Centro Cultural do TRT-MG.

foto da desembargadora Maria Lúcia Cardoso de Magalhães com flores nas mãos ao lado de familiares

Órgão Especial

Na sessão ordinária do Órgão Especial, foram aprovados o processo de Promoção/Remoção Global – Edital 1/2026 e a proposição de atualização do Plano de Obras e Aquisições do TRT-MG.

Foram autorizadas as aposentadorias dos seguintes servidores e servidoras: Maria do Carmo Berno Serpa de Moraes, Andréia Soares Pacheco, William Batista de Oliveira, Dorotea Alves Soares, Maria Berchmans Ribeiro Chaves Abrantes, Auta Vieira Arantes, Léa Augusta da Silva, Antônio Alves Pereira Júnior, Isabella Melin, Ricardo Bahia Rachid, Alice Safar Aziz Antônio e Flávio Mário Fonseca.

Veja galeria de fotos.

Veja abaixo a íntegra das sessões do Tribunal Pleno e do Órgão Especial de 09/04/2026:

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br