Presidente e vice-presidente do TRT mineiro entregam medalha a ministra do TST
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A ministra do TST Kátia Magalhães Arruda recebeu a medalha da Órdem do Mérito Desembargador Ari Rocha, no grau grã-cruz, das mãos da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, nesta quarta-feira (19/11).
Saiba mais sobre esta iniciativaA ministra do TST Kátia Magalhães Arruda recebeu a medalha da Órdem do Mérito Desembargador Ari Rocha, no grau grã-cruz, das mãos da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, nesta quarta-feira (19/11). A condecoração ocorreu no gabinete da ministra, com a presença do 1º vice-presidente e presidente eleito para a próxima gestão do TRT, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira. Segundo a presidente do TRT mineiro, a condecoração é uma oportunidade para tornar público o legado de senso de dever público e a ética dos agraciados, com o intuito de inspirar as futuras gerações.

Ministra homenageada (ao centro) com o vice-presidente (à esquerda) e a presidente do TRT-MG (à direita)
Currículo da homenageada
A agraciada com a condecoração do Regional mineiro é cearense, doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-doutora em Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade pela Universidade de Brasília (UnB). Ela exerce a magistratura trabalhista desde 1990, quando ingressou como juiza substituta no TRT do Maranhão, e no ano 2000 foi promovida a desembargadora. Foi presidente do Regional maranhense entre 2005 e 2007. No dia 27 de março de 2008 assumiu o cargo de ministra do TST. Seu currículo ainda acumula o exercício da docência no curso de Direito da UFMA, entre 1994 e 2009, e no programa de mestrado em Direito e Relações Sociais e Trabalhistas no Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF), como professora titular, entre 2023 e 2024.
A ministra Kátia Magalhães Arruda foi coordenadora nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, de 2015 a 2022. Atualmente é diretora da Escola Nacional da Magistratura do Trabalho (Enamat) e da Rede Internacional Universitário de Pesquisa (Riupe).
Quem foi o desembargador Ari Rocha
A comenda leva o nome do desembargador Ari Rocha, nascido em Piracema (MG) e falecido em 1990, quando exercia a Presidência do TRT-MG, durante retorno de viagem a Uberaba. De acordo com as palavras proferidas pelo 2º vice-presidente do TRT, desembargador Emerson José Alves Lage, na cerimônia realizada em setembro para entrega da honraria a outras personalidades, era uma pessoa de afável convívio, com espírito republicano e norteado pela defesa da paz social e pelo engrandecimento da Justiça do Trabalho.