Você está aqui:

Programa Trabalho Seguro promove palestra sobre LER/DORT

publicado: 21/02/2025 às 13h22 | modificado: 21/02/2025 às 14h10
Resumo em texto simplificado

O Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro no TRT-MG promoveu nesta sexta-feira (21/2), uma palestra sobre o tema “LER/DORT- Prevenção para um ambiente de trabalho saudável”. O convidado foi o fisioterapeuta da Rede de Hospitais Sarah Kubtischeck, Rogério Antônio Canuto, com vasta experiência profissional.

O evento foi acompanhado por magistrados, dentre eles o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence, a desembargadora Paula Cantelli, gestora regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, o desembargador Emerson Alves Lage, 1º vice-presidente e diretor da Escola Judicial, a desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, também  juízas do trabalho,  servidores e  estudantes de administração e segurança do trabalho da Escola Grau Técnico, em Belo Horizonte, além do público que acompanhou de forma online.

Mesa de honra do evento ao fundo

Preocupações

Numa palestra que durou mais de uma hora, o especialista chamou a atenção para questões importantes do atual mundo do trabalho, como o aumento da incidência das doenças músculo/esqueléticas nas atividades laborais, realidade agravada pelo avanço de atividades relacionadas à tecnologia e pela precarização das condições de trabalho, fenômeno conhecido como “uberização” das relações de trabalho.

Rogério Canuto também destacou a importância da abordagem humanizada e correta, com bases científicas, dos pacientes vítimas da Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Outra questão importante abordada pelo palestrante foi o papel do trabalhador/paciente no processo de tratamento. Segundo ele, esta participação deve ser ativa, colaborativa, para ser de fato eficaz. Ele falou ainda sobre as consequências psicossociais que podem afetar a qualidade de vida dos trabalhadores acometidos.

A palestra foi uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro. A data foi criada pela OMS - Organização Mundial da Saúde- como forma de alertar para o problema que é uma realidade mundial e que afeta milhões de trabalhadores.

Veja galeria de fotos

Assista a palestra na íntegra: 

Visualizações: