Programa Trabalho Seguro promove palestra sobre LER/DORT
Resumo em texto simplificado
O Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro no TRT-MG promoveu nesta sexta-feira (21/2), uma palestra sobre o tema “LER/DORT- Prevenção para um ambiente de trabalho saudável”. O convidado foi o fisioterapeuta da Rede de Hospitais Sarah Kubtischeck, Rogério Antônio Canuto, com vasta experiência profissional.
O evento foi acompanhado por magistrados, dentre eles o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence, a desembargadora Paula Cantelli, gestora regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, o desembargador Emerson Alves Lage, 1º vice-presidente e diretor da Escola Judicial, a desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, também juízas do trabalho, servidores e estudantes de administração e segurança do trabalho da Escola Grau Técnico, em Belo Horizonte, além do público que acompanhou de forma online.
Preocupações
Numa palestra que durou mais de uma hora, o especialista chamou a atenção para questões importantes do atual mundo do trabalho, como o aumento da incidência das doenças músculo/esqueléticas nas atividades laborais, realidade agravada pelo avanço de atividades relacionadas à tecnologia e pela precarização das condições de trabalho, fenômeno conhecido como “uberização” das relações de trabalho.
Rogério Canuto também destacou a importância da abordagem humanizada e correta, com bases científicas, dos pacientes vítimas da Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Outra questão importante abordada pelo palestrante foi o papel do trabalhador/paciente no processo de tratamento. Segundo ele, esta participação deve ser ativa, colaborativa, para ser de fato eficaz. Ele falou ainda sobre as consequências psicossociais que podem afetar a qualidade de vida dos trabalhadores acometidos.
A palestra foi uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro. A data foi criada pela OMS - Organização Mundial da Saúde- como forma de alertar para o problema que é uma realidade mundial e que afeta milhões de trabalhadores.
Assista a palestra na íntegra: