Sustentabilidade social foi tema das comemorações da Semana do Servidor 2024 no TRT-MG
Resumo em texto simplificado
As comemorações da semana do servidor no TRT-MG foram encerradas em 4/10 com uma variedade de atividades, incluindo apresentações musicais, lançamento de coletânea literária e oficinas de percussão. Entre os dias 2 e 4/10, ocorreram palestras, atividades culturais, massagens e um circuito de saúde, além de um curta-metragem e uma roda de conversa para integrar servidores ativos e aposentados. Um grupo de teatro também realizou performances para divulgar o evento.
Saiba mais sobre esta iniciativaAs comemorações da Semana da Servidora e do Servidor 2024 no TRT-MG foram encerradas nesta sexta-feira (4/10), com diversas atividades que envolveram apresentação musical, lançamento de coletânea literária e cartilha de sustentabilidade, oficina de percussão circular e iniciativas voltadas para saúde, qualidade de vida e sustentabilidade social. Um grupo de teatro realizou performance em diversos setores para anunciar o evento. Nos dias 2, 3 e 4 de outubro foram realizadas palestras, live, atividades culturais e artísticas, massagens e circuito de saúde. Também foi exibido um curta-metragem comentado e teve roda de conversa com servidores ativos e aposentados para promover a integração.
A mesa de honra foi composta pela presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; pelo desembargador Manoel Barbosa da Silva, corregedor do TRT; pela desembargadora Maristela Iris da Silva Malheiros, coordenadora do Comitê de Atenção Integral à Saúde; por Renato Amado, juiz auxiliar da Presidência; por Patrícia Helena dos Reis, diretora-geral; por Bianca Kelly Chaves, diretora de Gestão de Pessoas; por Ludmila Pinto da Silva, secretária-geral da Presidência e por Maria Flávia Bastos, professora e palestrante. Ainda estiveram presentes gestores e servidores de diversas áreas do Tribunal, da capital e do interior do estado.
Nobreza da missão
Ao abrir o último dia das comemorações, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, parabenizou todas as servidoras e servidores pela nobre missão no desempenho profissional. “Celebrar o dia do servidor público (28 de outubro) é celebrar o profissional dedicado à nobre missão de prestar serviços essenciais e colocá-los à disposição da população, estabelecendo um elo entre o poder público e a sociedade, desempenhando papel relevante no desenvolvimento econômico e social de um país”.
Ela lembrou que na programação da Semana foram incluídas atividades para homenagear e promover também a integração de servidores aposentados, “que por tantos longos anos prestaram serviços para que chegássemos ao que somos hoje. É muito importante que o Tribunal tenha as portas abertas para a melhoria da qualidade de vida deles”, frisou.
Sustentabilidade
A Semana teve a sustentabilidade social como tema e um dos destaques foi o lançamento da Cartilha Sustentabilidade - atitudes sustentáveis, que está disponível para consulta no Portal do TRT-MG. Ao anunciar a publicação, a presidente ressaltou que ela traz informações úteis, tanto no trabalho, como na vida cotidiana e está alinhada com os objetivos sustentáveis 2030 da ONU.
Coletânea Literária
O lançamento da Coletânea Literária "Entre Palavras e Labores - Verso e Prosa", composta por 37 trabalhos (sendo 17 poesias e 20 prosas de autoria de servidores ativos e aposentados), foi um ponto culminante das comemorações. A coletânea contém trabalhos de 28 escritores. Os autores se inscreveram com pseudônimos e, ao todo, foram 87 textos inscritos.
Arte, Música e percussão
A apresentação musical no Centro Cultural do TRT-MG, no dia 3 de outubro, também fez parte das comemorações. O grupo de ópera barroca OpemG apresentou o espetáculo “Frida Khalo e a música”, com a participação especial da cantora Sylvia Klein. A atriz Bárbara Sill interagiu com o público representando Frida Kahlo por meio da pintura plástica e recitação de poemas.
Uma oficina de percussão circular fechou as comemorações da semana. Servidores participaram da atividade, conduzida pelo músico, multi-instrumentista, educador, empreendedor periférico, maestro e diretor musical Di Souza.