TRT-MG incentiva atuação de agentes ambientais e desenvolve ações sustentáveis

publicado 05/06/2019 08:00, modificado 06/06/2019 12:55

Reduzir os impactos ambientais no planeta é dever de todos. Afinal, muitos estudos já comprovaram que, caso não haja mudança nos hábitos de consumo, os seres humanos colocam não só em risco a própria existência, mas também a de outras espécies. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o TRT-MG convida servidores e magistrados a atuar em prol da causa ambiental, mediante ação voluntária de agente socioambiental. 

Os agentes atuam como multiplicadores de informações sobre sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, estimulando o comportamento proativo e o zelo pelas práticas sustentáveis nas unidades de trabalho. Além da atuação direta, eles também propõem ações para a Seção de Gestão Socioambiental, que, se aprovadas, são implementadas.

Há dois anos, a servidora Andreia Rosa, lotada na 5º Vara do Trabalho de Contagem, incentiva colegas a aderir à ideia do projeto Lacre do Bem, que recolhe lacres metálicos de latinhas para comprar cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. Assista à matéria com a agente socioambiental do TRT-MG, Andreia Rosa, e conheça o trabalho desenvolvido. 

A servidora, que é voluntária do projeto, cursa ciências socioambientais. Segundo ela, a ideia de trazer o projeto da ONG Lacre do Bem para o Tribunal surgiu a partir de uma conversa com colegas de faculdade. Interessada em promover ação coletiva em prol da causa ambiental, mediante uma iniciativa de cunho social, ela já recolheu seis garrafas pets cheias e as levou para pontos de coleta oficial, onde os lacres são destinados para venda e convertidos em cadeiras de rodas para pessoas carentes.

Práticas sustentáveis

Além do projeto com os agentes, o Tribunal integra, desde 2013, a agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente fomenta práticas sustentáveis como: uso racional dos recursos naturais; sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; compras sustentáveis e construções sustentáveis; gestão de resíduos sólidos e a valorização da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Em 2017, o Tribunal passou a adotar princípios e diretrizes da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRS – TRT3), que norteia atividades e decisões institucionais relacionadas à temática socioambiental.

Ações voltadas para redução do consumo de energia elétrica e gasto desnecessário de papel, além da implementação do PJe ,são alguns exemplos de práticas sustentáveis com boa adesão dentro do Tribunal. 

A separação de resíduos também é realizada na maioria das unidades. O lixo seco (reciclável) é recolhido por associações/cooperativas de catadores locais. Assim, além de descartar adequadamente os materiais, a instituição também contribui com a valorização da função social da coleta seletiva.

Rede Sustenta

Composta por 15 instituições: Advocacia-Geral da União - AGU; Defensoria Pública de Minas Gerais - DPMG; Defensoria Pública da União - DPU; Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama; Ministério Público de Minas Gerais - MPMG; Ministério Público do Trabalho - MPT; Ministério Público Federal - MPF; Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCE-MG; Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG; Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais - TJMMG; Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região - TRT-MG; Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE-MG; Tribunal Regional Federal da 1ª Região - TRF1 e Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, a Rede Sustenta Minas promove cooperação técnica e incentivo à implementação de programas e ações institucionais de responsabilidade socioambiental

A cada dois meses, os órgãos integrantes se reúnem para trocar experiências e informações, mediante ações interinstitucionais. Também são discutidos temas sobre o que está sendo desenvolvido em cada uma delas.

Saiba mais

Política Nacional do Meio Ambiente Lei 6.938/81

Artigo 225 Constituição Federal

Dia da sobrecarga da Terra

Um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção

ONU meio ambiente

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br