Você está aqui:

TRT-MG participa do lançamento de projeto de ajuda aos catadores durante o carnaval de BH

publicado: 11/02/2026 às 14h42 | modificado: 11/02/2026 às 15h10

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Quinta-feira (12/2) será o lançamento do ReciclaBelô, um projeto que garante pagamento de diárias e alimentação para catadores de lixo reciclável durante o carnaval da capital mineira, além de cuidado aos filhos desses trabalhadores e infraestrutura para a coleta dos resíduos. O evento ocorrerá às 14h na sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Está agendada para as 14h desta quinta-feira (12/6), o lançamento do Projeto ReciclaBelô. O evento será realizado na sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e reunirá trabalhadores de coleta de material reciclável organizados nas associações e cooperativas que participam do projeto, além de representantes das diferentes instituições que promovem a iniciativa.

O ReciclaBelô é um projeto que desde 2024 garante condições dignas de trabalho para catadores de material reciclável durante o carnaval. Por meio dele, catadores de resíduos recicláveis recebem, nesse período, diárias e alimentação, além de  equipamentos de proteção individual e infraestrutura, que inclui pontos fixos para entrega do material, triagem e comercialização

Organizações que participam do projeto

A iniciativa surge de uma parceria das associações e cooperativas de catadores com o Tribunal Regional do Trabalho mineiro (TRT-MG) a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e outras instituições.

Irão participar os catadores organizados na Associação dos Catadores Papel Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare), na Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle), na Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (Coopesol Leste) e na Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro). Essas cooperativas e associações, que atuam há décadas na reciclagem de resíduos da capital, ficarão responsáveis pelos pontos de coleta e contarão este ano com o apoio do Instituto Atemis

Novidades em 2026

Nesta terceira edição, a ideia é expandir a atuação, superando os cerca de 500 catadores autônomos, cooperados e associados que participaram em 2025. Além de três pontos fixos de coleta, nas regiões centro, leste e no bairro Savassi, haverá uma equipe volante, ainda em fase piloto de implantação, para atender cortejos e blocos de zonas descentralizadas.

De forma inédita, neste ano, um projeto-piloto garantirá o atendimento aos filhos dos trabalhadores com idades entre 4 e 11 anos, em escolas da capital, com monitores disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação. Em torno de 150 crianças terão acesso a acompanhamento, alimentação e recreação, com a garantia de que estarão em lugar seguro enquanto seus pais trabalham.

O acompanhamento às crianças está em sintonia com a atuação da Justiça do Trabalho mineira na proteção às crianças, no propósito de afastá-las do trabalho infantil e de ambientes inadequados. A inovação é fruto de uma recomendação da Defensoria Pública do Estado, elaborada a partir dos fundamentos de uma nota técnica produzida pelo projeto.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br