Você está aqui:

Setembro Amarelo: palestra busca conscientizar sobre combate ao suicídio

publicado: 08/09/2025 às 17h52 | modificado: 09/09/2025 às 14h45

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Por ocasião do Setembro Amarelo, o TRT mineiro, por meio da Secretaria de Saúde, do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde e do Programa Trabalho Seguro, promovem a palestra "Prevenção ao Suicídio" no dia 25 de setembro às 14h, com a doutora em psicologia Paula Dias Moreira Penna, no Plenário 2 do TRT-MG, com veiculação ao vivo pelo canal de Youtube do Tribunal. O Plenário 2 está localizado no 8º andar do edifício sede, na Avenida Getúlio Vargas, 225, no bairro Funcionários de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre esta iniciativa

A doutora em psicologia e professora Paula Dias Moreira Penna irá ministrar a palestra “Prevenção ao Suicídio" dia 25 de setembro, a partir das 14h no Plenário 2 do TRT-MG, localizado no 8º andar do edifício-sede. O evento, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT no Youtube, é promovido pelo Tribunal, por meio da sua Secretaria de Saúde, do seu Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, da Seção de Assistência Psicológica, do Projeto Sudavelmente e do Programa Trabalho Seguro. As inscrições já estão abertas.

O evento ocorre por ocasião do Setembro Amarelo, campanha que relaciona este mês à conscientização da prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. A data de 10 de setembro celebra o Dia Mundial de Combate ao Suicídio.

O Edifício Sede do TRT-MG fica na Av. Getúlio Vargas, 225, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte-MG.

Palestrante

A palestrante, que também tem formação em Direito e em estudos psicanalíticos, é professora de graduação e de pós graduação, além de pesquisadora do Programa Laboratório Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo da Universidade Federal de Minas Gerais (PSILACS-UFMG). Ela tem experiência na área de Psicanálise, Psicopatologia e Psicologia Jurídica e diversas obras publicadas, abrangendo temas como angústia, equivocidade e violência doméstica contra a mulher.

Dados sobre suicídio

A iniciativa do TRT parte da compreensão de que o enfrentamento ao problema deve se dar por meio da conscientização da sociedade, e deve envolver um compromisso conjunto das instituições. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa de suicídio entre jovens de 10 a 24 anos aumentou, em média, 6% ao ano entre 2011 e 2022, enquanto na população em geral o crescimento médio foi de 3,7% ao ano. Apesar da redução do número de suicídios em escala mundial de 36% entre 2000 e 2019, no Brasil esse número cresceu em 43%. A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) aponta que ao longo de 2023 o Sistema Único de Saúde registrou 11.503 internações relacionadas a lesões em que houve a intenção de infligir dano a si mesmo, o que dá uma média diária de 31 casos.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br