Fluxo do Processo
O Gerenciamento de Eventos de TIC inicia-se com a (1) Solicitação de Implantação ou ajuste do Monitoramento: uma mensagem é enviada ao Guardião solicitando a implantação ou ajuste do monitoramento de um novo serviço ou de um serviço existente. Em seguida, ocorre a (2) Avaliação de Requisitos e Viabilidade pelo guardião do processo: os requisitos técnicos e operacionais da solicitação são avaliados com base no Acordo de Nível de Serviço (ANS). Após essa análise, segue-se para o Analista de Monitoramento iniciar a (3) Configuração do Serviço na Solução de Monitoramento, onde o serviço é incluído na ferramenta de monitoramento. A próxima etapa é a (4) Ativação do Serviço, que valida se o monitoramento está operacional. Caso (5) não funcione como esperado, o processo retorna à etapa de configuração do Serviço na Solução para ajustes. Se o serviço (6) funcionar corretamente, o Analista de Monitoramento prossegue com a (7) Disponibilização do Painel de Visualização, tornando o monitoramento visível aos responsáveis na solução de monitoramento. A etapa seguinte é a (8) Comunicação da Ativação, uma mensagem é enviada ao Gerenciamento de Nível de Serviços confirmando a conclusão da implantação ou ajuste do monitoramento do serviço. A partir daí, inicia-se o processo contínuo de (9) Processamento e Registro de Eventos, onde a solução de monitoramento opera de forma ininterrupta, registrando eventos dos serviços. Sempre que ocorre um evento, é feita a (10) Verificação se o Evento Caracteriza um Incidente. Caso sim, (11) é enviada uma mensagem sobre o incidente para o processo de Gerenciamento de Incidentes. Caso não, segue-se a (12) Verificação se o Evento Caracteriza um Problema. Se sim, (13) é enviada uma mensagem sobre o problema ao Gerenciamento de Problemas. Caso contrário, o (14) processo é encerrado, pois o evento não caracteriza impacto relevante.
https://portal.trt3.jus.br/internet/transparencia/tecnologia-da-informacao/processos-de-trabalho-de-tic/gerenciamento-de-infraestrutura/gerenciamento-de-eventos-de-tic/principal
https://portal.trt3.jus.br/internet/logo.png
Fluxo do Processo
O Gerenciamento de Eventos de TIC inicia-se com a (1) Solicitação de Implantação ou ajuste do Monitoramento: uma mensagem é enviada ao Guardião solicitando a implantação ou ajuste do monitoramento de um novo serviço ou de um serviço existente. Em seguida, ocorre a (2) Avaliação de Requisitos e Viabilidade pelo guardião do processo: os requisitos técnicos e operacionais da solicitação são avaliados com base no Acordo de Nível de Serviço (ANS). Após essa análise, segue-se para o Analista de Monitoramento iniciar a (3) Configuração do Serviço na Solução de Monitoramento, onde o serviço é incluído na ferramenta de monitoramento. A próxima etapa é a (4) Ativação do Serviço, que valida se o monitoramento está operacional. Caso (5) não funcione como esperado, o processo retorna à etapa de configuração do Serviço na Solução para ajustes. Se o serviço (6) funcionar corretamente, o Analista de Monitoramento prossegue com a (7) Disponibilização do Painel de Visualização, tornando o monitoramento visível aos responsáveis na solução de monitoramento. A etapa seguinte é a (8) Comunicação da Ativação, uma mensagem é enviada ao Gerenciamento de Nível de Serviços confirmando a conclusão da implantação ou ajuste do monitoramento do serviço. A partir daí, inicia-se o processo contínuo de (9) Processamento e Registro de Eventos, onde a solução de monitoramento opera de forma ininterrupta, registrando eventos dos serviços. Sempre que ocorre um evento, é feita a (10) Verificação se o Evento Caracteriza um Incidente. Caso sim, (11) é enviada uma mensagem sobre o incidente para o processo de Gerenciamento de Incidentes. Caso não, segue-se a (12) Verificação se o Evento Caracteriza um Problema. Se sim, (13) é enviada uma mensagem sobre o problema ao Gerenciamento de Problemas. Caso contrário, o (14) processo é encerrado, pois o evento não caracteriza impacto relevante.