Você está aqui: Início / Carrossel / Páginas para banner / Conheça o protocolo de reabertura da Biblioteca do TRT-MG / Escola Judicial

Conheça o protocolo de reabertura da Biblioteca do TRT-MG / Escola Judicial

publicado 20/08/2021 15:43, modificado 10/09/2021 16:02

COMUNICADO DA BIBLIOTECA DO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

 

Em atenção ao disposto na Portaria Conjunta n. 199, de 3 de agosto de 2021, que altera a Portaria Conjunta nº 223, de 3 de setembro de 2020, e que estabelece, no âmbito da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, medidas para a retomada gradual dos serviços presenciais, observadas as ações necessárias para a prevenção de contágio pelo novo Coronavírus, causador da Covid-19, este comunicado apresenta o protocolo de reabertura da Biblioteca do TRT-MG / Escola Judicial.

1 - O atendimento aos usuários da Biblioteca se dará preferencialmente de forma remota, por e-mail (biblioteca@trt3.jus.br), pela página da Biblioteca na internet  (https://portal.trt3.jus.br/escola/institucional/biblioteca) ou pelo telefone (31) 3228-7426.

2 - Não será permitida a permanência dos usuários no recinto da Biblioteca para estudo e consulta ao acervo físico.

3 - As solicitações de inscrição de usuários, de empréstimo, de renovação e de reserva de obras deverão ser realizadas remotamente, por e-mail ou pelo Sistema de Biblioteca, disponível na internet.

4 – Os pedidos de empréstimo serão encaminhados aos usuários via malote.

6 – De forma excepcional, a retirada presencial das obras poderá ser agendada por e-mail ou por telefone. O horário para retirada será de segunda à sexta-feira, de 11:00 às 17:00 horas, no balcão de entrada da Biblioteca, Avenida Getúlio Vargas, 265, térreo, Bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG.

7 -  A devolução presencial de material se dará exclusivamente por meio de sua colocação em caixas adaptadas para este fim, na portaria da Biblioteca.

8 - Os livros com devolução pendente, em poder dos usuários que não fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, poderão ser entregues, sem penalidade, até o dia 30 de outubro de 2021. 

9 - A doação de obras para os projetos “Caminho das Letras” e “Solidariedade Literária” se dará por meio de sua colocação em caixas apropriadas para este fim, nas entradas dos prédios da Avenida Getúlio Vargas, da Rua dos Goitacazes e da Rua Curitiba.

10 - As doações de livros jurídicos e afins serão aceitas mediante o envio prévio de listas para análise e seleção pela equipe da Biblioteca.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

a) Os livros e revistas podem ser um meio de transmissão do Coronavírus, assim, recomendamos que os materiais emprestados e devolvidos fiquem em quarentena por um período de, no mínimo, 5 (cinco) dias.

b) A utilização de soluções desinfetantes que contenham álcool, água sanitária ou outros produtos podem danificar os materiais.

c) Estas recomendações podem sofrer alterações em virtude da edição de normas ulteriores, editadas em razão da evolução do cenário e dos novos conhecimentos adquiridos acerca da pandemia do Coronavírus.

d) Casos omissos deverão ser resolvidos pela Direção da Escola Judicial e pela Biblioteca.

e) Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3228-7426 ou pelo e-mail biblioteca@trt3.jus.br

 

FONTES DE INFORMAÇÃO  SOBRE O RETORNO

DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM BIBLIOTECAS

 

•           Reabrindo Bibliotecas, IFLA https://www.ifla.org/covid-19-and-libraries#reassigning

•           Atividades em Bibliotecas: limpeza, higienização e desinfecção, AGUIA USP https://www.aguia.usp.br/noticias/atividades-em-bibliotecas-limpeza-higienizacao-e-desinfeccao/

•           Recomendações para salvaguarda de acervos em Bibliotecas, CRB-8 http://www.crb8.org.br/covid-19-recomendacoes-para-salvaguarda-de-acervos-em-bibliotecas/

•           Conservação, gestão e segurança de acervos; proteção de profissionais e atuação de instituições museológicas, arquivistas e bibliotecas em tempos de Covid 19, ICOM Brasil http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RECOMENDACOES_CONSERVACAO_15_ABRIL_FINAL-1.pdf

 

Seção de Publicidade secom.arte [arroba] trt3.jus.br