Alunos de cursos técnicos visitam o Justiça e Cidadania temático sobre segurança no trabalho

publicado 15/05/2019 17:03, modificado 15/05/2019 18:07

800px1_JusticaCidadania_CentroGrauTecnicoBH.jpg
Fotos: Leonardo Andrade e Marta Gusmão

Estudantes do Centro Grau Técnico e do Senai estiveram no TRT-MG nos dias 6 e 13 de maio, respectivamente, onde participaram das atividades do Programa Justiça e Cidadania. Essas edições foram dedicadas ao tema "segurança do trabalho" e realizadas em parceria com o Programa Trabalho Seguro do Tribunal.

Além de fazerem visitas mediadas da Exposição Trabalho e Cidadania, os alunos participaram de audiências simuladas sobre segurança no trabalho, conduzidas pela juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim, titular da 46ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, que atua também como gestora regional do programa Trabalho Seguro.

Os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Centro de Ensino Grau Técnico BH estiveram acompanhados da professora Bruna Maria de Oliveira. Já os do curso de Aprendizagem Industrial em Eletroeletrônica e em Redes de Computadores do Senai-BH Cetel César Rodrigues vieram com os professores Bruno Jorge e Ulisses Rodrigues.

A experiência dos visitantes

Para o professor Bruno Jorge, "conhecer a história da Justiça do Trabalho traz aos alunos do Senai uma visão melhor a respeito do mundo do trabalho, onde em breve estarão inseridos", observou.

Já a aluna de eletroeletrônica Michaela Lúcia enfatizou: "A vinda ao TRT é de grande importância para os jovens, que têm a oportunidade de aprender sobre segurança no trabalho e sobre os direitos dos trabalhadores".

Ensino médio do Loyola e universitários do UNI-BH

No dia 9 de maio, 25 alunos do ensino médio (9º ano) do Colégio Loyola também participaram das atividades do programa Justiça e Cidadania e assistiram sessão de Julgamento da Sétima Turma, que faz parte da 2ª Instância do Tribunal.

Já no dia 14 de maio, estudantes dos 8º e 9º períodos de Direito do Centro Universitário UNI-BH, acompanhados pelo professor Eduardo Simões Neto, percorreram as etapas do Programa, cuja audiência simulada foi conduzida pela juíza Maila Vanessa de Oliveira Costa, e ainda presenciaram sessão de julgamento da 2ª Instância, na Quinta Turma do Tribunal.

Os programas

O programa Justiça e Cidadania do TRT-MG proporciona o conhecimento da história e funcionamento da Justiça do Trabalho aos estudantes participantes, além de lhes oferecer experiência do funcionamento de audiência trabalhista simulada, dirigida por juízes de verdade.

O Trabalho Seguro - Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com instituições públicas e privadas, visa a prevenção de acidentes de trabalho e o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O objetivo do Programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.

> GALERIA DE FOTOS

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br