Alunos de Direito da PUC Minas visitam o TRT-MG
Resumo em texto simplificado
Na manhã desta quarta-feira (23/4), estudantes do curso de Direito da PUC Minas realizaram uma visita ao edifício-sede do TRT-MG, por meio do Programa Justiça e Cidadania. Acompanhados pelos professores José Boanerges Meira e Carolina Novaes, os alunos assistiram uma sessão de julgamento da 9ª Turma. Em seguida, participaram de uma visita guiada à exposição ‘’Trabalho e Cidadania’’, mediada pela equipe do Centro de Memória.
Encerrando as atividades, os visitantes participaram de uma audiência simulada, conduzida pelo juiz titular da 21ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e coordenador acadêmico da Escola Judicial, Cléber Lúcio de Almeida, onde puderam desempenhar os papéis de advogados, reclamante, reclamado e preposto.
O caso fictício trabalhado é sobre um caminhoneiro que fez uso de medicamento (rebite) para cumprir um prazo exigido pelo empregador, mas acabou tendo complicações e se envolveu em um grave acidente. Para o magistrado, o Programa Justiça e Cidadania é de grande relevância para o TRT-MG, em especial para a Escola Judicial, por possibilitar a participação de alunos das faculdades de Direito de Belo Horizonte e da região metropolitana.‘’Trata-se de levar o Tribunal para a sociedade e de proporcionar uma compreensão mais concreta sobre o papel da Justiça do Trabalho'', afirma.
Justiça e Cidadania
O Programa Justiça e Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG, promove ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.