Você está aqui:

Alunos de direito visitam o TRT-MG em edição do Programa Justiça e Cidadania

publicado: 17/10/2024 às 17h53 | modificado: 17/10/2024 às 18h04
Resumo em texto simplificado

Nesta quinta-feira (17/10), o TRT-MG recebeu 19 estudantes de Direito da Faculdade Anhanguera para o Programa Justiça e Cidadania. Os alunos assistiram à abertura da sessão do Pleno, visitaram a exposição "Trabalho & Cidadania" e participaram de uma audiência simulada. O professor William Zenon destacou a relevância dessas vivências práticas para o aprendizado dos estudantes.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta quinta-feira (17/10), o TRT-MG recebeu a visita de 19 estudantes do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, unidade Guajajaras, como parte do Programa Justiça e Cidadania, promovido pelo Centro de Memória/Escola Judicial do Regional. Os alunos acompanharam a abertura da sessão ordinária do Tribunal Pleno, onde foram cumprimentados pela presidente da instituição, desembargadora Denise Alves Horta, que explicou brevemente as atribuições do órgão soberano do Tribunal.

Após a abertura da sessão, os estudantes participaram de uma visita mediada à exposição ''Trabalho & Cidadania'', onde tiveram acesso ao acervo da exposição e à plataforma digital interativa, vencedora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário na categoria Especial – Inovação em acesso e difusão do Patrimônio Cultural. Para finalizar a experiência, os alunos participaram de uma audiência simulada, conduzida pela juíza Maritza Eliane Isidoro, titular da 44ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, que também atua no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC). Durante a simulação, os alunos assumiram papéis de advogados, reclamante, preposta e testemunha.

Alunos de direito participam de audiência simulada no TRT-MG

O professor William Zenon Nogueira Conrado relembrou sua própria experiência ao visitar o TRT-MG, quando ainda era estudante, e destacou a importância dessa vivência para seus alunos. “Estar aqui hoje é uma experiência emocionante que me trouxe muitas lembranças. Acredito que a oportunidade de os alunos conhecerem e entenderem o funcionamento do Tribunal é extremamente relevante. Como tive essa chance no final do meu curso, acredito que essas oportunidades deveriam ser mais frequentes e, por isso, faço questão de levar meus alunos sempre que possível.”

Para o professor, é fundamental que os estudantes compreendam como os processos são conduzidos e julgados, além de aprenderem sobre a história do Direito do Trabalho. Ele também ressaltou a importância de sair dos limites da sala de aula, pois, apesar dos cinco anos de curso, o tempo dedicado ao aprendizado prático é limitado. “A teoria é importante, mas vivenciar e praticar faz toda a diferença", concluiu.

Justiça e Cidadania

O Programa Justiça e Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG, promove ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.

Veja galeria de fotos.

Visualizações: