Alunos do Senai participam de atividades do Justiça e Cidadania
Resumo em texto simplificado
O TRT-MG realizou mais uma ação educativa voltada a estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho. Desta vez, os contemplados pelo programa Justiça e Cidadania foram os alunos do Senai Euvaldo Lodi, localizado em Contagem, que participaram de diferentes atividades formadoras.
Saiba mais sobre esta iniciativaO TRT-MG realizou mais uma ação educativa voltada a estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho. Desta vez, os contemplados pelo programa Justiça e Cidadania foram os alunos do Senai Euvaldo Lodi, localizado em Contagem, que participaram de diferentes atividades formadoras.
Inicialmente, os alunos acompanharam parte de sessão de julgamento de segunda instância, quando puderam assistir às sustentações orais de advogados trabalhistas e à atuação dos desembargadores da Primeira Turma do Tribunal.
A segunda atividade do evento foi a visita guiada à Exposição Trabalho e Cidadania, que conta com painéis interativos, fotos e vídeos sobre o universo do trabalho.
Para encerrar as atividades, o desembargador e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, Marcelo Pertence, conduziu uma audiência simulada que tratou de um acidente de trânsito envolvendo um motorista de caminhão e a empresa. Os alunos assumiram os papéis de advogado, reclamante (trabalhador) preposto (representante da empresa) e testemunha e puderam aprender a dinâmica de uma audiência de instrução de primeira instância.
Para a professora Louise Correa Palhares, a atividade agrega muito na formação dos alunos. “É importante para que entendam como é o funcionamento da justiça trabalhista. Em algum momento da carreira, esses jovens terão que defender algum trabalhador ou acusar alguma empresa que não segue os protocolos de segurança”, explicou.