Primeira Caminhada pelo Trabalho Decente e Saúde reúne quase dois mil participantes
"Caminhar faz bem à alma e ao coração!". "É o congraçamento do Poder Judiciário com a sociedade em defesa do trabalho seguro". "Aqui estamos reunidos para divulgar a importância das políticas públicas voltadas para a educação de qualidade. Lugar de criança é na escola!". Assim os desembargadores Ricardo Mohallem, presidente do TRT-MG, Marcelo Pertence, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, e Jaqueline Monteiro de Lima, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, comemoraram o sucesso da 1ª Caminhada pelo Trabalho Decente e Saúde: valorizando a vida, realizada neste domingo (17).
Durante o evento, quase dois mil magistrados e servidores do TRT mineiro, seus familiares e amigos percorreram 3 km no entorno da sede do TRT-MG, em Belo Horizonte. O objetivo foi sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o trabalho infantil e de zelar pela saúde física e mental do trabalhador, caminhando em direção a um ambiente de trabalho seguro e sem acidentes.
Na abertura do evento, a recém-empossada presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, saudou os participantes com animação e falou sobre a importância do evento, cuja realização é "um sonho de muito tempo".
Para o juiz titular da 21ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e membro do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, Cléber Lúcio e Almeida, a caminhada é um evento de suma relevância. "O direito do trabalho é composto por uma série de normas e várias delas estão relacionadas com a criação de um ambiente de trabalho que respeite a saúde e assegure a todos uma vida digna de ser vivida", afirmou.
No final do percurso, os participantes ganharam medalhas e frutas e fizeram exercícios de relaxamento.
A ação solidária arrecadou 1,5 toneladas de alimentos que serão doados para as instituições: Colégio São José, Campanha Gesto de Amor e Ong Sopão da Alegria.
Veja as fotos do evento e acesse o vídeo produzido pela TV TRT-MG: