Orquestra Sinfônica faz primeiro concerto musical no Centro Cultural do TRT-MG
A apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, realizada na noite desta terça-feira (25/6), deu início às atividades de 2024 no Centro Cultural do TRT-MG. O evento proporcionou momentos de leveza e relaxamento trazidos pela música clássica ao espaço, localizado na área central de Belo Horizonte, que está disponível para exposições coletivas e individuais de fotografias, artes plásticas e visuais (pinturas, esculturas, instalações) e apresentações musicais. Nesta quarta-feira (26/6), a Sinfônica de Minas Gerais fará nova apresentação no mesmo local, às 19h.
O concerto foi aberto ao público e contou com a presença da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, de magistrados do TRT-MG e servidores. A coordenação do evento foi da curadora do Centro Cultural, desembargadora aposentada do TRT-MG, Emília Facchini.
Sob a regência da maestra Ligia Amadio, o programa do concerto de inauguração das apresentações musicais no espaço foi aberto com o clássico de Ludwig van Beethoven – a abertura de Fidelio, composta em 1905, única ópera do compositor, obra vibrante que traz a essência do heroísmo e da luta pela liberdade. Em seguida, teve a interpretação do Episódio Sinfônico de Francisco Braga, música brasileira do início do século XX, seguida da abertura da ópera O Rapto do Serralho de Wolfgang Amadeus Mozart, composta em 1782.
Na sequência, os músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpretaram o Concerto para Trompa n.1 de Mozart, composto em 1791, com a participação do trompista, Sérgio Gomes; depois a Sinfonia n.1, op.21 em dó maior de Ludwig van Beethoven e encerraram a programação com a Sinfonia n.1 de Beethoven, composta entre 1799 e 1800, que marca a transição do estilo clássico para o romântico. Com quatro movimentos bem estruturados, a obra demonstra a capacidade inovadora de Beethoven que, na fase inicial de carreira, já desafiava as convenções musicais da época.
Localizado na rua da Bahia, nº 112, o edifício Mário Werneck, endereço do Centro Cultural do TRT, é um bem público da União, protegido pelo patrimônio histórico e cultural e integra o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. A edificação foi transferida pela União ao TRT-MG em 2011.
Parceria
Um Termo de Cooperação Cultural assinado em junho de 2023 entre o TRT e a Fundação Clóvis Salgado prevê a realização de atividades culturais no local, tais como apresentações e exposições, franqueadas ao público em geral, no espaço cultural da Justiça do Trabalho mineira.
Em atividade desde 1977, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é uma orquestra de Belo Horizonte - MG, um dos corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado e está sediada no Palácio das Artes. Atua na programação lírica de óperas e concertos da cidade.