Você está aqui:

Orquestra Sinfônica faz primeiro concerto musical no Centro Cultural do TRT-MG

publicado: 26/06/2024 às 14h13 | modificado: 26/06/2024 às 19h41

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, realizada na noite desta terça-feira (25/6), deu início às atividades de 2024 no Centro Cultural do TRT-MG. O evento proporcionou momentos de leveza e relaxamento trazidos pela música clássica ao espaço, localizado na área central de Belo Horizonte, que está disponível para exposições coletivas e individuais de fotografias, artes plásticas e visuais (pinturas, esculturas, instalações) e apresentações musicais. Nesta quarta-feira (26/6), a Sinfônica de Minas Gerais fará nova apresentação no mesmo local, às 19h. 

O concerto foi aberto ao público e contou com a presença da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, de magistrados do TRT-MG e servidores. A coordenação do evento foi da curadora do Centro Cultural, desembargadora aposentada do TRT-MG, Emília Facchini.

foto da presidente do TRT-MG falando para a plateia antes do concerto

Sob a regência da maestra Ligia Amadio, o programa do concerto de inauguração das apresentações musicais no espaço foi aberto com o clássico de Ludwig van Beethoven – a abertura de Fidelio, composta em 1905, única ópera do compositor, obra vibrante que traz a essência do heroísmo e da luta pela liberdade. Em seguida, teve a interpretação do Episódio Sinfônico de Francisco Braga, música brasileira do início do século XX, seguida da abertura da ópera O Rapto do Serralho de Wolfgang Amadeus Mozart, composta em 1782.

Na sequência, os músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpretaram o Concerto para Trompa n.1 de Mozart, composto em 1791, com a participação do trompista, Sérgio Gomes; depois a Sinfonia n.1, op.21 em dó maior de Ludwig van Beethoven e encerraram a programação com a Sinfonia n.1 de Beethoven, composta entre 1799 e 1800, que marca a transição do estilo clássico para o romântico. Com quatro movimentos bem estruturados, a obra demonstra a capacidade inovadora de Beethoven que, na fase inicial de carreira, já desafiava as convenções musicais da época.

foto da regente ao lado da orquestra

Localizado na rua da Bahia, nº 112, o edifício Mário Werneck, endereço do Centro Cultural do TRT, é um bem público da União, protegido pelo patrimônio histórico e cultural e integra o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. A edificação foi transferida pela União ao TRT-MG em 2011.

Parceria

Um Termo de Cooperação Cultural assinado em junho de 2023 entre o TRT e a Fundação Clóvis Salgado prevê a realização de atividades culturais no local, tais como apresentações e exposições, franqueadas ao público em geral, no espaço cultural da Justiça do Trabalho mineira.

foto da plateia batendo palma após apresentação da orquestra

Em atividade desde 1977, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é uma orquestra de Belo Horizonte - MG, um dos corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado e está sediada no Palácio das Artes. Atua na programação lírica de óperas e concertos da cidade.

Veja galeria de fotos

Visualizações: