Você está aqui:

Encerrado curso do Programa NÓS sobre Justiça Restaurativa nas Escolas

publicado: 05/12/2023 às 14h45 | modificado: 05/12/2023 às 16h58

Participantes do curso sobre Justiça Restaurativa em atividade dentro da sala de aula

Foi encerrado nessa segunda-feira (4/12), na Escola Judicial do TRT-MG, o primeiro curso do programa NÓS – Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares –, ministrado para 30 profissionais de educação que atuam com jovens aprendizes com o objetivo de capacitá-los para prevenir e solucionar conflitos escolares dentro da própria escola, promovendo a cultura de paz e incentivando novas formas de comunicação não-violenta e restaurativa entre todos.

Este primeiro curso, que teve carga horária de 70 horas, foi destinado a integrantes das entidades parceiras: Centro de Formação de Aprendizes e Trabalhadores de Contagem (Cefort), Senai, Senac, Assprom, Fundação CDL e TRT-MG.

Participantes do curso Justiça Restaurativa Programa Nós

O TRT-MG é parceiro do Programa NÓS, conforme Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional firmado no último mês de maio com as diversas instituições públicas. O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, que é coordenado em Minas Gerais pela desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, fez a intermediação para a assinatura do termo de cooperação pelo TRT-MG.

Com o objetivo de desenvolver uma política de prevenção, gestão, transformação, orientação e solução extrajudicial de conflitos verificados no ambiente escolar, por meio de uma abordagem pedagógica, o NÓS já atua na rede pública municipal de educação de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais.

As demais instituições parceiras do Programa NÓS são: Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal da Justiça de Minas Gerais (TJMG), Defensoria Pública de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Juíza Renata Vale e Promotor de Justiça coordenador do curso assentados durante o curso

Presentes ao encerramento do curso, a juíza Renata Lopes Vale, integrante do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem o promotor de justiça Marcio Rogério Oliveira, coordenador do Programa NÓS.

Em sua manifestação, a juíza Renata Vale falou da possibilidade de novos cursos e o promotor Márcio Rógério Oliveira, ao destacar a importância do NÓS, falou da importância das parcerias “para renovar a nossa fé”. A servidora Vitória Linhares Salgado que também atua no Programa,  Aline Almeida e Inês Campolina, tutoras do NÓS também participaram do curso.

Visualizações: