Estudantes de Direito visitam o TRT-MG pelo Programa Justiça e Cidadania
Resumo em texto simplificado
O TRT-MG recebeu alunos das Faculdades FUMEC e Anhanguera em mais uma edição do Programa Justiça e Cidadania. Os estudantes assistiram sessões de julgamento e participaram de visitas guiadas à exposição “Trabalho & Cidadania”. Também vivenciaram audiências simuladas, assumindo papéis diversos em casos fictícios. A iniciativa busca aproximar os alunos da prática jurídica, contextualizando o ensino do Direito do Trabalho.
Saiba mais sobre esta iniciativaO TRT-MG recebeu, nesta quarta-feira (9/4), estudantes de Direito em mais uma edição do Programa Justiça e Cidadania, no edifício-sede do Tribunal. Alunos da Faculdade de Direito da Fumec participaram da visita juntos da professora Andrea Vasconcellos.
Inicialmente os estudantes acompanharam uma sessão de julgamento da 11ª Turma. Em seguida, o grupo visitou a exposição ‘’Trabalho & Cidadania’’, guiada pela equipe do Centro de Memória do Tribunal. No local, os alunos participaram de uma audiência simulada conduzida pelo juiz titular da 21ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e coordenador acadêmico da Escola Judicial, Cléber Lúcio de Almeida.
Na simulação os estudantes assumiram os papéis de reclamante, advogados, testemunhas e preposto sobre um caso envolvendo um caminhoneiro que fez uso de medicamento (rebite) para cumprir um prazo exigido pelo empregador, mas acabou tendo complicações e se envolveu em um grave acidente.
Para a professora Andrea Vasconcellos, que há alguns anos traz seus alunos ao Tribunal para uma experiência de contextualização do ensino-aprendizagem, o Programa Justiça e Cidadania é fundamental por permitir "sair da sala de aula para vivenciar um pouco da realidade do Direito do Trabalho".
Faculdade de Direito da Anhanguera
Experiência semelhante foi vivenciada por alunos da Faculdade de Direito da Anhanguera, que visitaram o TRT-MG na última segunda-feira (7/4), acompanhados pelo professor William Zenon. A visita incluiu assistir a uma sessão da 7ª Turma, uma visita guiada à exposição ‘’Trabalho & Cidadania’’ e participar de uma audiência simulada conduzida pela juíza titular da 40ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e gestora de 1º Grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Renata Lopes Vale.
Para a magistrada, o Programa Justiça e Cidadania é uma ferramenta fundamental na formação dos futuros profissionais do Direito. “Acredito que participar desse programa é fundamental para que os alunos comecem a se familiarizar com o ambiente judiciário de uma maneira leve e descontraída. Fui explicando passo a passo, cada etapa, incluindo os motivos pelos quais as provas estavam sendo admitidas ou não. Na minha visão, a prática é realmente a melhor forma de aprender. Por isso, sempre valorizo e faço questão de apoiar esses programas”, afirmou.
Justiça e Cidadania
O Programa Justiça e Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG, promove ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.
Veja galeria de fotos de segunda-feira (7/4).
Veja galeria de fotos de quarta-feira (9/4).