Saiba mais: Fórum Trabalhista de BH ganha segunda unidade
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O TRT-MG inaugura nesta sexta (1º/8) uma nova unidade do Fórum Trabalhista em Belo Horizonte, que abrigará metade das 48 varas da capital. A expansão visa melhorar a estrutura e atender à crescente demanda de processos e pessoas.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta sexta-feira (1°/8), o TRT-MG inaugura a segunda unidade do Fórum Trabalhista na capital mineira. O novo prédio, situado na Rua Paracatu, nº 304, Barro Preto, vai abrigar metade das 48 varas trabalhistas de Belo Horizonte (25ª a 48ª VTs) que até então compartilhavam o tradicional Fórum Trabalhista (Rua dos Goitacazes, nº 1.475, Barro Preto) com as varas de números 1 a 24 que permanecerão na antiga unidade.
Composto por 12 andares, o novo fórum comportará duas ou três varas por pavimento, totalizando 24 unidades judiciais. Além disso, a estrutura abriga o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau (Cejusc-JT), setor de Atermação, Secretaria de Mandados Judiciais, Juízo Auxiliar de Execução, Secretaria de Apoio Judiciário, salas de pré-audiências, sala de reuniões, espaço de convivência para magistrados e diversas unidades de apoio técnico do Tribunal.
Números
Em 2024, foram recebidos mais de 300 mil processos no TRT-MG, sendo mais da metade distribuídos entre as 48 varas trabalhistas de Belo Horizonte. As unidades que serão transferidas para o novo prédio contemplam mais de 400 servidores, além de magistrados, estagiários e terceirizados. Segundo informações da Secretaria de Inteligência e Polícia Institucional do TRT mineiro, aproximadamente mil pessoas circulavam diariamente pelo tradicional Fórum Trabalhista da capital, o que reforça a necessidade de ampliação da estrutura física.