Aberta nessa quinta em Belo Horizonte 46ª Assembleia do Conematra
Foi aberta na tarde dessa quinta-feira (27), sob a coordenação da desembargadora Emília Facchini, 2ª vice-presidente, ouvidora e diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, a 46ª Assembleia Geral Extraordinária e Reuniões de Trabalho do Conematra - Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho.
Com o objetivo de debater projetos e diretrizes das escolas de magistratura, estão reunidos em Belo Horizonte diretores, coordenadores pedagógicos e assessores de 23 tribunais do trabalho do país, cerca de 60 pessoas.
Na abertura do evento, a desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, presidente do TRT da 3ª Região, além de cumprimentar os participantes e manifestar em nome do tribunal mineiro a sua honra em sediar esta assembleia do Conematra, destacou a importância das escolas judiciais no país principalmente na formação inicial dos novos juízes.
O presidente do Conematra e diretor da Escola Judicial da 10ª Região, desembargador Brasilino Santos Ramos, ao agradecer os organizadores do evento em Belo Horizonte, elogiou a Escola Judicial do TRT mineira, segundo ele, uma referência para todo o país.
Na palestra de abertura da assembleia, o juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad e o consultor Luis Antônio Capanema Pedrosa, o primeiro estudioso de modelos de escolas judiciais não só brasileiras mas também norte-americanas e europeias e o outro, especialista na implantação de projetos para um gestão mais eficiente, inclusive em varas da justiça federal, abordaram o tema Estudos e Tendências das Escolas Judiciais. A apresentação foi seguida de debates e apresentação de casos.
Na segunda palestra da tarde, a mestre em educação tecnológica, professora Amanda Tolomelli Brescia, discorreu sobre Educação sem distância: realidade e perspectivas, com a proposta de apresentar aos participantes as tecnologias possíveis para melhorar a educação a distância.
Nesta sexta-feira, último dia da assembleia, o encontro é em Inhotim, onde, pela manhã, ocorrem três atividades: exposição sobre o "Portal do Conhecimento" do Conematra, Apresentação do projeto Novas Ferramentas de Pesquisa Jurisprudencial e a assembleia que fecha a 46ª Assembleia Geral Extraordinária e Reuniões de Trabalho do Conematra. (Divina Dias / fotos: Augusto Ferreira)