Alunos da FUMEC participam do Programa Justiça e Cidadania

publicado 27/10/2015 14:32, modificado 27/10/2015 16:32

Na última segunda-feira (26), o Programa Justiça e Cidadania, do Centro de Memória - Escola Judicial, recebeu 40 alunos do 7º período, do curso de Direito da Universidade FUMEC, acompanhados pela Professora Andréa Vasconcellos.

Os alunos visitaram a exposição "Trabalho & Cidadania", composta por fotos, vídeos, mobiliário, áudios, pinturas, músicas, obras literárias, documentos e objetos. Em seguida assistiram a parte da sessão da 1ª Turma, presidida pelo desembargador Emerson José Alves Lage.

Os estudantes participaram também de uma audiência simulada, conduzida pelo desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, que acredita que é importante que os universitários saiam entendendo como "funciona a Justiça do Trabalho...qual sua função, atividade; qual é a da obrigação da prestação jurisdicional", além dos fatores imparcialidade e isenção, ao solucionar conflitos entre trabalhadores e empregadores. Outro aspecto destacado pelo magistrado é a questão trabalhista, "é preciso compreender a razão destes conflitos".

Alunos da FUMEC participam do Programa Justiça e Cidadania (imagem 1)

Durante a audiência simulada o desembargador explicou aos alunos sobre o assédio moral, que atualmente ganha muito espaço na justiça trabalhista.

Quando questionado sobre os desfechos diferentes das duas últimas simulações, que se tratavam do mesmo processo, Fernando Rios Neto confirmou que "esse mesmo caso foi decidido de uma forma diferente, porque as provas produzidas pelas testemunhas, não foram as mesmas. Como nas audiências reais: cada caso é um caso", finalizou.

(Carolina Lobo - estagiária)

Visualizações: