Centro de Memória realiza último Justiça e Cidadania do ano

publicado 01/12/2015 13:12, modificado 01/12/2015 15:12

Nessa segunda-feira (30), dez estudantes do 8º e do 10º períodos do curso de Direito, da Unipac de Itabirito, conheceram o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, acompanhados pelo professor Dimas de Abreu. A atividade foi realizada pelo Programa Justiça e Cidadania, do Centro de Memória da Justiça do Trabalho - Escola Judicial.

Durante a visita mediada à exposição "Trabalho & Cidadania", que conta a história do trabalho no Brasil, o estagiário do curso de História, Philippe Lenoir, chamou atenção para a necessidade de ser fazer uma reflexão sobre o trabalho análogo ao de escravo, que ainda hoje acontece em alguns lugares do Brasil e do mundo, e a importância em se valorizar os direitos trabalhistas que foram conquistados duramente.

Após, os alunos assistiram à Sessão da 1ª Turma, presidida pelo desembargador Emerson José Alves Lage, que na ocasião cumprimentou os alunos e disse que é uma honra recebê-los no TRT3.

Centro de Memória realiza último Justiça e Cidadania do ano (imagem 1)

Em seguida, os alunos participaram da audiência simulada, conduzida pela desembargadora Mônica Sette Lopes, que participa do Programa desde sua construção. A magistrada destacou a participação deles e comentou sobre a aprendizagem proporcionada pela atividade que, além da teoria, apresenta o funcionamento do judiciário trabalhista diário.

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de magistrados voluntários para realização das audiências simuladas. Interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória, no telefone (31) 3215-7919.

(Carolina Lobo - Estagiária)

Visualizações: