Centro de Memória recebe estudantes no TRT3
O Programa Justiça e Cidadania, atividade do Centro de Memória - Escola Judicial, recebeu, na última segunda-feira (18), 30 alunos, do 7º período, do curso de Direito da Fundação Educacional de Oliveira, acompanhados pela professora Mônica Navarro.
Ao chegar ao edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, os alunos assistiram a parte da sessão da 1ª Turma, no Plenário do 10º andar, presidida pelo desembargador José Eduardo Resende Chaves Junior. Após, participaram de uma visita mediada à exposição "Trabalho & Cidadania", para melhor contextualização da história do trabalho e da Justiça Trabalhista, no Brasil.
Em seguida, os alunos participaram de uma audiência simulada, que tratava de uma lide relacionada ao trabalho doméstico, conduzida pela atual coordenadora acadêmica da Escola Judicial, Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim. De acordo com ela "esse é um momento histórico", tanto para a Justiça do Trabalho como para o trabalhador doméstico, que teve seus direitos regulamentados.
"Eu gosto de participar do programa e de estar em uma audiência. Para mim, apesar do número extenso de pautas por dia, me concentro totalmente no momento, porque aquele processo é único para reclamante e o reclamado", disse a magistrada aos alunos, na ocasião.
O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Interessados em participar podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória, pelo telefone: (31)3215-7919.
(Carolina Lobo - estagiária | Foto: Madson Morais)