Corregedora visita novas instalações do Centro de Exercício Jurídico: Mediação e Conciliação Newton Paiva

publicado 18/03/2015 13:52, modificado 18/03/2015 16:52
Corregedora visita novas instalações do Centro de Exercício Jurídico: Mediação e Conciliação Newton Paiva (imagem 1)
Foto: Madson Morais

Atendendo ao convite da professora Tatiana Bhering Roxo, a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho-MG, desembargadora Denise Alves Horta, conheceu, na tarde de terça-feira, as novas instalações do Centro de Exercício Jurídico: Mediação e Conciliação Newton Paiva (CEJU).

O CEJU, que é coordenado pelo professor Leandro Henrique Goulart, além de oferecer assistência judiciária e promover a conscientização de direitos à população de baixa renda, incentiva a mediação e a conciliação. Segundo os professores Leandro Henrique, Tatiana Bhering e Amanda Azeredo, esses mecanismos de solução consensual e negociada dos conflitos passaram a integrar, em iniciativa pioneira, cadeiras específicas no curriculum de formação dos alunos do curso de direito. Visa-se, com isso, desenvolver a cultura, especialmente a dos profissionais do direito, de que a solução consensual dos conflitos é a forma ideal e satisfatória de resolvê-los, para o que os profissionais devem ter formação especializada.

A iniciativa foi elogiada pela desembargadora corregedora, Denise Alves Horta, pois, segundo ela, promover a solução negociada dos conflitos é atividade cada vez mais demandada ao profissional do direito e essencial para o descongestionamento de processos no Judiciário, além de resolver de forma mais célere os litígios. Na visita, a corregedora foi acompanhada também pela psicóloga Sylvia Flores que atua nos processos de mediação promovidos pelo CEJU.

Visualizações: