Você está aqui:

Desembargador do TRT-MG participa na FIEMG de evento sobre prevenção da segurança do trabalho

publicado: 28/09/2015 às 14h09 | modificado: 28/09/2015 às 17h09
Desembargador do TRT-MG participa na FIEMG de evento sobre prevenção da segurança do trabalho (imagem 1)
foto: FIEMG

O desembargador Anemar Amaral, integrante do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, participou na quinta-feira (24/9), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, da edição do projeto Rotas para o Futuro 2015. A prevenção como forma de garantir mais Segurança e Saúde no Trabalho (SST) foi o destaque da edição realizada em Belo Horizonte. O desembargador frisou o caráter econômico do fomento da cultura da prevenção motivada pelo projeto da FIEMG: "Todos perdem com o acidente de trabalho, já a prevenção interessa a todos os segmentos. Interessa ao trabalhador e para a empresa, pois o acidente gera custo". O Programa Trabalho Seguro, idealizado em nível nacional pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Por isso, ressaltou a importância da conjugação do Poder Público e da iniciativa privada na promoção dessa cultura.

Em seu discurso de abertura do evento, o presidente da instituição, Olavo Machado Junior, fez questão de ressaltar que o intuito do projeto é promover a união dos poderes público e privado para uma Indústria e, consequentemente, uma sociedade mais segura. "O importante dessa iniciativa é congregar, não só os industriais, mas todos os empresários e, principalmente, autoridades. É importante criarmos esse ambiente de conscientização e termos vários atores da sociedade como juízes do trabalho, médicos e engenheiros buscando somar naquilo que nós estamos desenvolvendo", destacou o líder empresarial.

Já a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Direitos Humanos e Apoio Comunitário, Nívea Mônica da Silva, apresentou a campanha "Que diferença faz?", de inclusão social que conta com o apoio do Sistema FIEMG. Ela entende que há um traço comum entre as iniciativas: "Ambos os projetos são de uma sociedade mais sustentável, temos que pensar no futuro e no que estamos plantando para a sociedade num convívio mais fraterno". E acrescentou: "Por isso, a importância de trabalhos como o "Que diferença faz?" e o "Rotas para o Futuro" que promovem o respeito a vida e ao ser humano", concluiu.

Durante o evento, o desembargador Anemar Amaral foi convidado pelo presidente Olavo Machado Junior para uma reunião com os presidentes de sindicatos da FIEMG, para discutir soluções a respeito dos problemas enfrentados pelo setor industrial em relação às Normas Regulamentadoras - NRs. Além disso, Machado Junior pontuou que seria interessante que juízes e magistrados visitassem as indústrias mineiras para entender o atual contexto das empresas no estado. O líder industrial ainda ressaltou que "o empresário não é vítima, mas sofre com várias incoerências na legislação. Nosso esforço é de promover a discussão e conscientizar empresários e trabalhadores".

Rotas para o Futuro 2015

Realizado em parceria com o Sebrae-MG, e com apoio da VB Comunicação, o Projeto sensibiliza empresários industriais. A união de esforços das entidades possibilita a difusão das informações sobre o tema Segurança e Saúde do Trabalho, mostrando às empresas de todas as regiões do estado a importância de observar o tema para o incremento de produtividade e retenção de talentos. Na próxima semana, Ubá, em 29/09, e Capelinha, em 01/10, serão as sedes do Rotas para o Futuro. (Fonte: FIEMG)

Visualizações: