Estudantes conhecem TRT3 pelo Programa Justiça e Cidadania

publicado 20/10/2015 13:56, modificado 20/10/2015 15:56

Na última segunda-feira (20), o Programa Justiça e Cidadania, do Centro de Memória - Escola Judicial, recebeu 30 alunos, do 7º período, do curso de Direito da Fumec, no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, acompanhados pela professora Andréa de Campos Vasconcellos.

Os estudantes visitaram a exposição fixa sobre a história do Trabalho no Brasil e em seguida assistiram à parte da sessão da 1ª Turma, presidida pelo desembargador Emerson José Alves Lage. Participaram de uma audiência simulada, conduzida, voluntariamente, pelo desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, que fez pausas e explicou aos alunos desde o funcionamento da audiência real até as formas de pagamento, na fase de execução. Em diversos momentos os alunos se divertiram com os exemplos utilizados pelo magistrado.

Estudantes conhecem TRT3 pelo Programa Justiça e Cidadania (imagem 1)

O estudante Pedro Henrique Lemos Ferreira achou "interessante a visita, porque hoje no país a gente verifica que uma das áreas mais crescentes do Direito é trabalhista". Para ele conhecer parte dessa história, por meio da exposição "Trabalho & Cidadania" e participar da audiência simulada com o desembargador promoveu uma grande integração de teoria e prática para os alunos.

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de juízes voluntários para realização das audiências simuladas. Magistrados interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória.

Estudantes conhecem TRT3 pelo Programa Justiça e Cidadania (imagem 2)

(Carolina Lobo - Estagiária / Foto: Augusto Ferreira)

Visualizações: