Estudantes da Fumec visitam TRT3

publicado 13/04/2016 13:02, modificado 13/04/2016 16:02
Estudantes da Fumec visitam TRT3 (imagem 1)

O Programa Justiça e Cidadania recebeu 35 alunos do 7º período do curso de Direito da Fumec, acompanhados pela professora Andréa Vasconcellos, nesta terça-feira (12).

Inicialmente, assistiram a parte de uma sessão da 5ª Turma, presidida pelo desembargador Marcus Moura Ferreira. Em seguida, fizeram uma visita mediada à Exposição Trabalho & Cidadania, que dispõe uma linha do tempo com a história do trabalho no Brasil.

Após, participaram de uma audiência simulada conduzida pela juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, eleita, no último ano, para atuar como juíza no Tribunal de Apelação da ONU. A magistrada esclareceu os questionamentos dos alunos e abriu espaço para eles atuarem como juízes e darem suas sentenças sobre um processo. Três alunas apresentaram seus pontos de vista.

Ao fim da atividade, a professora Andréa Vasconcellos agradeceu a juíza Martha Halfeld, "por ser um exemplo e um orgulho para os operadores do Direito", aos servidores do Centro de Memória do TRT-Minas, à turma de alunos e à monitora de Direito da Fumec, que participou da visita.

Estudantes da Fumec visitam TRT3 (imagem 2)

A magistrada, que participa do Programa como voluntária há mais tempo, considerou a renovação dos processos "muito oportuna, porque a repetição indefinida dos casos acaba tirando a espontaneidade de uma audiência simulada".

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória, telefone (31)3215-7919.

(Carolina Lobo - Estagiária | Fotos: Madson Morais)

Visualizações: