FAMIG participa de atividade do Centro de Memória

publicado 05/11/2015 14:50, modificado 05/11/2015 16:50
FAMIG participa de atividade do Centro de Memória (imagem 1)

Nesta quinta-feira (5), 40 alunos, do 8º período do curso de Direito da Faculdade Minas Gerais - FAMIG, acompanhados pelo professor Fernando Quadros, conheceram o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região por meio do Programa Justiça e Cidadania, do Centro de Memória da Justiça do Trabalho -Escola Judicial.

A visita começou pela exposição "Trabalho & Cidadania", localizada no saguão do edifício-sede, composta por fotos, vídeos, mobiliário, áudios, obras literárias, documentos e objetos que permitem conhecer um pouco da história do trabalho no Brasil. Em seguida, os alunos assistiram a parte da sessão da 2ª Seção Especializada de Dissídios Individuais - SDI, presidida pelo desembargador Júlio Bernardo do Carmo.

FAMIG participa de atividade do Centro de Memória (imagem 2)

O juiz Henrique de Souza Mota conduziu a audiência simulada e ressaltou o interesse e participação da turma, além do desempenho dos dois alunos que atuaram como advogados do processo. O magistrado, na ocasião, realizou a acareação entre as testemunhas, tendo em vista a divergência de depoimentos. Ao fim da visita, agradeceu o grupo e disse que a Justiça do Trabalho estará sempre aberta para recebê-los.

FAMIG participa de atividade do Centro de Memória (imagem 3)

"Eu gostei de todas as partes da visita, mas principalmente da audiência simulada. Ela nos tira da sala de aula e permite uma visão mais ampla da realidade", disse o estudante de Direito, Wesley Henrique de Assis Alves. Sobre a exposição, ele acredita que as fotografias e textos permitem o entendimento da história do trabalho no Brasil.

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de magistrados voluntários para realização das audiências simuladas. Interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória, pelo telefone (31)3215-7919.

(Carolina Lobo - Estagiária)

Visualizações: