Inaugurada nova sede do Fórum Trabalhista em Montes Claros
![]() |
Ao som do Hino Nacional, executado pela Banda do 10º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e sob a regência do major João Jorge Almeida Soares, foi inaugurada, na tarde desta quinta-feira (31), pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargador Júlio Bernardo do Carmo, a nova sede própria do Fórum Trabalhista de Montes Claros.
O prédio, com 3.672 m² de área construída em um terreno de 2.685 m² doado pelo Prefeitura Municipal, vai abrigar as atuais três varas do trabalho do município com conforto e segurança para magistrados, servidores, advogados e demais usuários da justiça.
![]() |
Seguida à execução do hino, houve o corte simbólico da fita que abre oficialmente as portas da sede própria à comunidade local e o descerramento da placa registrando a inauguração. Presentes à solenidade, o advogado André Crisóstomo Fernandes, presidente da Subseção de Montes Claros da OAB e o prefeito municipal Ruy Adriano Borges Muniz que, em suas manifestações, destacaram a importância da conclusão da nova sede do Foro trabalhista local, que representa, segundo o presidente da OAB "o compromisso do TRT-MG com a população montesclarense".
![]() |
Em nome dos juízes do trabalho do município, coube ao juiz Felipe Climaco Heineck, titular da 3ª Vara do Trabalho e diretor do foro de Montes Claros se pronunciar, desejando que "nessa nova casa, nossa nova casa, se possa concretizar nosso objetivo de se fazer justiça".
![]() |
Homenageado por todos os oradores da solenidade pela decisiva participação na construção da nova sede própria, o juiz do trabalho aposentado João Lúcio da Silva, também presente, ao discursar lembrou que desde quando começou a atuar em Montes Claros já reconhecia a necessidade de uma nova sede no município devido "à demanda trabalhista em vertiginoso crescimento na região". E aí ele voltou no tempo e trouxe à memória os entraves políticos e burocráticos enfrentados para a construção da obra e os fatores que determinaram a escolha do local para o novo fórum: a localização estratégica, a segurança e a logística. Encerrou, dizendo-se feliz por ver a Justiça do Trabalho local de casa nova, agradecendo o esforço de muitas pessoas e instituições que contribuíram para tal feito e fazendo coro com os demais oradores ao reivindicar a criação da 4ª VT no município.
Finalmente, o presidente do TRT da 3ª Região em seu discurso de encerramento, destacou carinhosamente Montes Claros como Princesa do Norte Mineiro, "aprazível cidade pelo trabalho e pela produção de riquezas", mas ainda por sua hospitalidade, "traços mais fortes e sempre destacados por todos que aqui aportam, sobretudo magistrados e servidores do TRT". Em Montes Claros, o desembargador Júlio Bernardo do Carmo se lembrou do início de sua carreira na magistratura: ele atuou como juiz substituto e exerceu sua primeira titularidade quando a cidade tinha uma única Junta de Conciliação e Julgamento.
Prestigiaram a solenidade, além dos já citados, os juízes Rosa Dias Godrim e Júlio César Cangussu Souto, titulares, respectivamente, da 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Montes Claros e os juízes auxiliares Vaneli Cristine Silva de Mattos e Sérgio Silveira Mourão, que atuam no Foro; o juiz auxiliar da presidência do TRT, Mauro César Silva e o titular da Vara do Trabalho de Januária, juiz Neurisvan Alves Lacerda. A procuradora regional do Ministério Público do estado, Luciana Teles Nóbrega; o advogado Bernardo Brant Maia, diretor de regionalização da OAB-MG na solenidade representando seu presidente e o procurador-chefe da Unimontes Henderson Teixeira Ogando, presente à solenidade em nome do reitor da instituição.
E também, a procuradora-geral do município, Marilda Marlei Barbosa; o promotor de justiça, José Aparecido Gomes Rodrigues; o procurador da União Adriano Campos Cruz, representando a AGU; o juiz federal e diretor da subseção judiciária de Montes Claros, Wilson Medeiros Pereira e a promotora de justiça e diretora da secretaria das promotorias, Aluisia Medeiros Pereira.
E ainda, do TRT, o diretor-geral Ricardo Oliveira Marques; o secretário-geral da Presidência Douglas Eros Pereira Rangel; a diretora judiciária Telma Lúcia Bretz Pereira; e o secretário de engenharia Hudson Luiz Guimarães, responsável pela construção do Fórum Trabalhista de Montes Claros. E servidores da Justiça do Trabalho, membros do Poder Judiciário da região; advogados; vereadores, autoridades e sociedade local. (De Montes Claros, texto: Divina Dias e fotos: Augusto Ferreira)
Clique aqui e veja na galeria, fotos dos servidores e juízes do Foro e das 1ª, 2ª e 3ª Varas do Trabalho de Montes Claros.