Magistrados do TRT-MG participam da comemoração dos 10 anos da Enamat

publicado 23/09/2016 13:47, modificado 23/09/2016 16:47
Magistrados do TRT-MG participam da comemoração dos 10 anos da Enamat (imagem 1)

O 2º vice-presidente do TRT-MG e diretor da Escola Judicial, desembargador Luiz Ronan Neves Koury, e a coordenadora acadêmica, juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim, representaram o TRT-MG nas comemorações dos 10 anos da criação da Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho) em Brasília nesta semana. Eles participaram da 2ª reunião do Sistema Integrado de Formação dos Magistrados do Trabalho (SIFMT) na quarta (21) e do Seminário Comemorativo dos 10 anos da Enamat na quinta (22).

O desembargador Luiz Ronan enfatizou que é muito importante a comemoração dos 10 anos da Enamat pelo que ela representa: "é uma escola pioneira, com formação multidisciplinar e que tem enfrentado atualmente o grande desafio de trabalhar com a formação dos juízes, apesar dos cortes sofridos pela Justiça do Trabalho brasileira neste ano".

A cerimônia de abertura foi conduzida pela diretora da Enamat, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi. O ministro Dias Toffoli, vice-presidente do STF, proferiu a palestra de abertura do evento, sobre o tema "O Magistrado do Século XXI".

O seminário reuniu ministros de tribunais superiores e autoridades convidadas. Foram debatidos temas como os modelos de formação das Escolas Nacionais, a evolução da formação profissional de magistrados no Brasil e a pesquisa na formação profissional.

Durante o evento, lançou-se pelos Correios o selo comemorativo dos 10 anos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, que faz referência tanto à conclusão da primeira década da Enamat quanto ao seu padrão de excelência.

A palestra de encerramento foi proferida pelo ministro presidente do TST e do CSJT, Ives Gandra da Silva Martins Filho. Houve também entrega de troféus aos ex-diretores da Enamat e aos servidores que prestam serviços na Escola Nacional desde o seu início.

História

Instalada em 18 de setembro de 2006, a Enamat foi a primeira escola institucional a se dedicar à formação de magistrados em nível nacional acompanhando os juízes do trabalho em seu ingresso na profissão e ao longo de toda a vida profissional. Desde 2006, os juízes trabalhistas participam das atividades de formação promovidas pela Escola Nacional.

A formação dos magistrados do trabalho desenvolve-se em vários níveis. Uma vez nomeados, os recém-empossados participam, em Brasília, durante aproximadamente um mês, como alunos, do Curso de Formação Inicial, que lhes proporciona o desenvolvimento de competências específicas para atuação na magistratura do trabalho. Para os juízes vitalícios, a Enamat promove cursos de formação continuada (presenciais e a distância), além de cursos de formação de formadores com o objetivo de preparar seus profissionais de ensino e os das 24 escolas judiciais de todos os tribunais do trabalho do país.

Veja o vídeo comemorativo dos 10 anos da Enamat, clicando aqui

Veja reportagem sobre o Seminário de 10 anos da Enamat, clicando aqui . (Almir Casagrande)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br