Você está aqui:

MPT promove workshop sobre inclusão no mercado de Trabalho

publicado: 17/09/2015 às 12h41 | modificado: 17/09/2015 às 15h41

Empresas que cumprem a cota vão compartilhar suas experiências

Na segunda-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (PT-MG) vai reunir, em Belo Horizonte, representantes de empresas que cumprem a cota da Lei 8.213/91 para compartilhar experiências e resultados, no Workshop Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho . O evento será realizado às 16 horas, na Rua Bernardo Guimarães, 1615, no bairro Funcionários.

Mais de 50 empresas cumpridoras da cota já confirmaram a presença de seus representantes no evento. Também foram convidados o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Município de Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e entidades ligadas à formação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho. O TRT-MG, por meio da TV TRT/SECOM, vai colaborar também, produzindo um vídeo com base nos depoimentos e análises registrados durante o evento.

"A participação dos órgãos públicos vai possibilitar uma abordagem interinstitucional do tema, ampliando o horizonte de informações das autoridades", enfatiza a procuradora do Trabalho Elaine Nassif. "Muitos empregadores dão ênfase a obstáculos como falta de pessoal e falta de capacitação, para tentar justificar o não cumprimento da cota, no entanto, conhecemos diversas experiências bem-sucedidas, que demonstram a plena viabilidade do cumprimento da lei. Pretendemos com este evento, promover a troca de experiências e dar visibilidade aos casos que deram certo, que poderão servir de inspiração e até de exemplo para que outras empresas cumpram o dever legal da inclusão", explica a idealizadora do evento, a procuradora.

De acordo com levantamento feito pela equipe da procuradora Elaine Nassif, cerca de 150 empresas investigadas pelo MPT, representativas dos mais diversos segmentos econômicos, comprovaram o cumprimento da cota.

O evento faz parte das atividades do Projeto Inclusão Legal, da Coordigualdade, que visa a combater a discriminação no mercado de trabalho, salientou a coordenadora nacional, procuradora do Trabalho Silvia Bernardes Rossi. A iniciativa foi incluída na programação da Prefeitura de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, que promoverão atividades na semana de 21 a 25 de setembro.

Durante o workshop será distribuído material aos participantes e discutidos aspectos do Novo Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado em julho deste ano, que altera disposições acerca da admissão da pessoa com deficiência.

Programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com deficiência

16:00 - Abertura - Procuradora-Chefe Márcia Campos Duarte
16:05 - Apresentação do projeto "Inclusão Legal" da Coordigualdade - Procuradora do trabalho Silvia Bernardes
16:10 - Exposição do novo estatuto da Pessoa com Deficiência - Auditora fiscal do trabalho Patrícia Siqueira Silveira
16: 20 - Apresentação do objetivo do evento e da situação das empresas - Procuradora do trabalho Elaine Nassif
16:25 - Palestra sobre a capacitação da pessoa com deficiência no serviço social da indústria - Sesi
16:30 - Exibição de reportagem do programa Trabalho Infantil sobre contratação de PCD na cidade de Iguatama/MG
16:40 - Entrega do certificado para as empresas
17:40 - Manifestação do representante do estado
17:45 - Manifestação do representante do município - Convite para as programações na semana de 21 a 25 de setembro em Belo Horizonte
17:50 - Manifestação do representante do Governo Federal
17: 55 - Encaminhamentos finais - Procuradora do trabalho Elaine Nassif
18:05 - Encerramento - Procuradora-chefe Márcia Duarte
18:10 - Café de Confraternização

Assessoria de Comunicação do MPT-MG, com informações da SECOM/TRT-MG

Visualizações: