Programa Boas Práticas condecora vencedores da 3ª edição

publicado 27/11/2015 17:09, modificado 27/11/2015 19:09
Programa Boas Práticas condecora vencedores da 3ª edição (imagem 1)
Foto: Augusto Ferreira

Foram condecorados nesta sexta-feira (27/11) os cinco melhores procedimentos inscritos na 3ª edição do Programa Boas Práticas. A cerimônia de premiação aconteceu no Plenário 2 da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, e contou com as presenças da presidente da instituição, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, da corregedora desembargadora Denise Alves Horta, do vice-corregedor desembargador Luiz Ronan Neves Koury e do presidente da Amatra 3, juiz Bruno Alves Rodrigues.

Durante o evento, foram apresentadas as 10 boas práticas finalistas, escolhidas dentre todas as inscritas por magistrados e servidores ou registradas em atas de correições ordinárias. Logo após, foram anunciadas as cinco melhores colocadas em votação virtual dos usuários da Justiça do Trabalho mineira (veja lista ao final da matéria) . Os autores das melhores práticas receberam placas, certificados e prêmios dos colaboradores do Programa - Amatra 3, CEF-Caixa Seguradora, Livraria Jurídica de Belo Horizonte e Sicoob Coopjus.

Programa Boas Práticas condecora vencedores da 3ª edição (imagem 2)

Autora das duas primeiras colocadas, a juíza do trabalho substituta Wanessa Mendes de Araújo, que atua na VT de Itabira, comemorou o resultado. "Estou muito feliz por, principalmente, ter as minhas práticas divulgadas e, dessa forma, poder ajudar no trabalho das outras secretarias. O que buscamos é mais eficiência e dar mais celeridade ao andamento processual", disse.

Ao final da cerimônia, a presidente do TRT3 parabenizou todos os finalistas e fez uma menção honrosa ao juiz substituto Willian Martins, que participou com a boa prática Possibilidade de realização de audiência, no mesmo dia , mas não figurou entre as cinco melhores. O procedimento reúne, em uma só pauta, audiências de vários processos de instrução de uma mesma reclamada, reduzindo o prazo de tramitação desses processos.

A desembargadora presidente Maria Laura ressaltou a melhora da qualidade das práticas inscritas nesta 3ª edição do programa. "Como todos pudemos ver, esta edição foi muito aperfeiçoada. Os nosso colegas realmente foram atrás de coisas muito interessantes para adotar nas suas rotinas de trabalho e, posteriormente, divulgar para os demais".

O Programa Boas Práticas é organizado pela Corregedoria do TRT3, desde 2014. Apesar de ser um programa recente, a corregedora Denise Alves Horta destaca que "ele incentiva o engajamento de magistrados e servidores em trabalhar a otimização de procedimentos, valorizando a iniciativa e a criatividade."

As cinco melhores boas práticas:

1º Lugar
Registro da CTPS pela Secretaria (Wanessa Mendes de Araújo) - A prática consiste em a Secretaria efetivar o registro de admissão, baixa, retificação de vínculo de trabalho na CTPS dos trabalhadores.

2º Lugar
Ofícios eletrônicos (Wanessa Mendes de Araújo) - A prática consiste em encaminhar ofício, por meio de correspondência eletrônica à Previdência Social, à Secretaria de Saúde e aos Hospitais da cidade, assim como receber as informações por meio de email, com cópia dos prontuários já devidamente digitalizados.

3º Lugar
Otimização no cumprimento das cartas precatórias inquiritórias (Denise Aparecida de Freitas)

4º Lugar
Alvarás - despacho em sintonia com o cumprimento e vice-versa (Denise Aparecida de Freitas)

5º Lugar
Sistema de controle flexível de pauta de audiências unas e de pauta excepcional de audiências de encerramento de instrução em caso de designação de perícia como instrumento de gestão dos prazos de distribuições das ações e de manutenção dos prazos de audiências nos limites temporais estabelecidos no plano de trabalho da Vara (Antônio Gomes de Vasconcelos; Cristina Camargos Batista de Oliveira; Andréia de Fátima Nicolau Osório Silva; César Augusto Perillo Fernandes; João Paulo Rodrigues Reis; Leandro Wehdorn Ganem; Rômulo Soares Valentini; Ulysses de Abreu Cesar; Mário Cézar Silveira Santos; Sabrina Rochelle Mariano Pereira; Márcia Sales Torres; Rosângela Caldeira Gomes).

Assista ao vídeo, clicando aqui . (Samuel Almeida)

Visualizações: