Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT
Nos dias 5, 13 e 19 de maio, alunos do sétimo período do curso de Direito, da Universidade FUMEC, participaram do Programa Justiça e Cidadania, na sede do Tribunal Regional do Trabalho de MG.
Alunos participam da exposição no primeiro dia de visitas ao TRT |
Com o início da programação, os estudantes visitaram a Exposição, fixa, que conta a história do trabalho no Brasil. Em seguida, assistiram, nas mesmas datas, respectivamente, aos julgamentos da 2ª Turma, presidida pela juíza convocada Maristela Iris da Silva Malheiros; da 8ª Turma, presidida pelo desembargador Sércio da Silva Peçanha; e da 5ª Turma, presidida pelo desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal.
No dia 13, outros alunos conheceram o TRT, pelo Programa Justiça e Cidadania |
As audiências simuladas, dos dias 5 e 13 de maio, foram conduzidas, na devida ordem, pelo desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto e juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim. A juíza do trabalho Martha Halfeld Schmidt, titular da 3ª Vara de Juiz de Fora, e atualmente convocada do TRT 3ª Região, conduziu a audiência simulada, no dia 19. Para ela, o momento oferece aos alunos uma ideia de como será a prática quando se formarem.
Por ter sido o último dia, desse semestre, de sua participação no programa, como supervisora dos alunos, a professora Andrea Vasconcellos agradeceu a equipe do Centro de Memória e a juíza presente, ressaltando a "relação de carinho" e acolhimento entre o Tribunal e os alunos.
A juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim qualificou a experiência como "fantástica". Ela avaliou que a oportunidade serviu para troca de experiências entre o antigo e o novo, numa prática que ficará registrada na memória de cada um e que contribuiu para a melhoria da Justiça do Trabalho. "Alunos interessados, professora competente e ambiente próprio para desenvolver, o mais perto da realidade possível, uma audiência de verdade com aqueles que serão os profissionais de amanhã", descreveu ela.
Juíza Martha Halfeld conduz audiência simulada, no último dia de visitas da FUMEC, esse semestre |
Ao chegar ao TRT, a aluna Bruna Rocha Rodrigues (24 anos) conta que estava mais ansiosa pela visita à exposição, uma vez que já atua na área trabalhista e tem contato com audiências.
O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de juízes voluntários para realização das audiências simuladas. Magistrados interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória. (Ruth Vasseur/Estagiária Carolina Lobo/Fotos Leonardo Andrade e Madson Morais)