Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT

publicado 21/05/2015 12:56, modificado 21/05/2015 15:56

Nos dias 5, 13 e 19 de maio, alunos do sétimo período do curso de Direito, da Universidade FUMEC, participaram do Programa Justiça e Cidadania, na sede do Tribunal Regional do Trabalho de MG.

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT (imagem 1)
Alunos participam da exposição no primeiro dia de visitas ao TRT

Com o início da programação, os estudantes visitaram a Exposição, fixa, que conta a história do trabalho no Brasil. Em seguida, assistiram, nas mesmas datas, respectivamente, aos julgamentos da 2ª Turma, presidida pela juíza convocada Maristela Iris da Silva Malheiros; da 8ª Turma, presidida pelo desembargador Sércio da Silva Peçanha; e da 5ª Turma, presidida pelo desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal.

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT (imagem 2)
No dia 13, outros alunos conheceram o TRT, pelo Programa Justiça e Cidadania

As audiências simuladas, dos dias 5 e 13 de maio, foram conduzidas, na devida ordem, pelo desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto e juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim. A juíza do trabalho Martha Halfeld Schmidt, titular da 3ª Vara de Juiz de Fora, e atualmente convocada do TRT 3ª Região, conduziu a audiência simulada, no dia 19. Para ela, o momento oferece aos alunos uma ideia de como será a prática quando se formarem.

Por ter sido o último dia, desse semestre, de sua participação no programa, como supervisora dos alunos, a professora Andrea Vasconcellos agradeceu a equipe do Centro de Memória e a juíza presente, ressaltando a "relação de carinho" e acolhimento entre o Tribunal e os alunos.

A juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim qualificou a experiência como "fantástica". Ela avaliou que a oportunidade serviu para troca de experiências entre o antigo e o novo, numa prática que ficará registrada na memória de cada um e que contribuiu para a melhoria da Justiça do Trabalho. "Alunos interessados, professora competente e ambiente próprio para desenvolver, o mais perto da realidade possível, uma audiência de verdade com aqueles que serão os profissionais de amanhã", descreveu ela.

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT (imagem 3)
Juíza Martha Halfeld conduz audiência simulada, no último dia de visitas da FUMEC, esse semestre

Ao chegar ao TRT, a aluna Bruna Rocha Rodrigues (24 anos) conta que estava mais ansiosa pela visita à exposição, uma vez que já atua na área trabalhista e tem contato com audiências.

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de juízes voluntários para realização das audiências simuladas. Magistrados interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória. (Ruth Vasseur/Estagiária Carolina Lobo/Fotos Leonardo Andrade e Madson Morais)

Visualizações: