Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT

publicado 28/04/2015 15:29, modificado 28/04/2015 18:29

A professora da Universidade FUMEC, Andréa Vasconcellos, acompanhada por trinta alunos do 7º período do Curso de Direito, visitou, nesta terça-feira (28), a sede do Tribunal Regional do Trabalho de MG, pelo Programa Justiça e Cidadania.

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT (imagem 1)
A servidora do Centro de Memória, Maria Aparecida Carvalhais Cunha, guiou os alunos pela Exposição

Os estudantes conheceram a Exposição Trabalho & Cidadania, localizada no hall do edifício-sede e, em seguida, assistiram a julgamento da 5ª turma, presidida pelo desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal. Também participaram de audiência simulada conduzida pela juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho.

A professora Andréa Vasconcellos, que já trouxe várias turmas para participar de visitas ao TRT, acredita que essa é uma possibilidade do conhecimento "in loco" , da evolução da Justiça do Trabalho no Brasil e consequentemente, do próprio Direito do Trabalho. "É uma contextualização do conteúdo programático da sala de aula com a vida prática. Uma experiência muito rica!", disse ela.

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT (imagem 2)
A juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho conduziu audiência simulada com a participação de alunos

O aluno Joel Amaral Junior contou que a visita trouxe para ele o verdadeiro contato com o Direito: "Foi gratificante estar na Exposição! Conseguiram por meio de um espaço apropriado contar a história do Trabalho no Brasil, desde 1500 até os dias atuais."

Já a estudante Bruna Pereira gostou muito da audiência simulada e ressaltou a importância da exposição para entender como a parte histórica e cultural influenciou os direitos trabalhistas que temos hoje.

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de juízes voluntários para realização das audiências simuladas. Magistrados interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória. (Ruth Vasseur/Estagiária Carolina Lobo /Fotos: Leonardo Andrade)

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos da FUMEC no TRT (imagem 3)

Visualizações: