Programa Justiça e Cidadania recebe alunos de Divinópolis

publicado 29/05/2015 12:54, modificado 29/05/2015 15:54

O Programa Justiça e Cidadania recebeu, no TRT da 3ª Região, nessa quinta-feira, 35 alunos do 7º período do curso de Direito, da Faculdade Pitágoras de Divinópolis.

A visita começou pela sessão de julgamento na 7ª Turma, presidida pelo desembargador Marcelo Lamego Pertence. Os estudantes foram saudados pela Turma e receberam dos desembargadores explicações sobre os procedimentos jurídicos que estavam acontecendo naquele momento.

Para a professora Danielle Denale, que pela segunda vez trouxe alunos para participar do Programa, "vale a pena trazer os alunos, porque eles tem acesso à 1ª e 2ª Instâncias, através da audiência simulada e real".

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos de Divinópolis (imagem 1)

Em seguida, os alunos participaram de uma audiência simulada, no espaço da Exposição Trabalho & Cidadania, conduzida pelo juiz do trabalho Henrique de Souza Motta, que fez pausas para explicações e esclarecimento de dúvidas. Para ele, "conhecimento é tudo", não só para os alunos, mas para todas as pessoas, pois através dele o exercício da cidadania torna-se possível. "É uma satisfação poder contribuir com algumas horas do meu dia, como voluntário. Essa dedicação vai gerar frutos positivos para o futuro profissional dos operadores do Direito".

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos de Divinópolis (imagem 2)

Em seguida os alunos conheceram a exposição Trabalho & Cidadania, composta por fotos, vídeos, mobiliário e textos. A aluna Maria Laura, 22 anos, nos contou que o julgamento da 7ª Turma foi o que mais chamou sua atenção porque teve a oportunidade de perceber a realidade da Justiça do Trabalho. Elogiou também as instalações e a organização do edifício-sede. Já seu colega, Marcos Vinícius Miranda, considera a visita fundamental "desde o aspecto educacional, até o motivacional", uma vez que "a gente só ama o que conhece".

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de juízes voluntários para realização das audiências simuladas. Interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória.(Carolina Lobo - Estagiária/Ruth Vasseur - Fotos: Madson Morais)

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos de Divinópolis (imagem 3)

Visualizações: