Programa Justiça e Cidadania recebe alunos de Divinópolis no TRT3

publicado 20/11/2015 13:40, modificado 20/11/2015 15:40

Na última quarta-feira (18), 30 alunos, do 6º período do curso de Direito, da Faculdade Pitágoras de Divinópolis, acompanhados pelo professora Danielle Dinali, conheceram o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região por meio do Programa Justiça e Cidadania, do Centro de Memória da Justiça do Trabalho -Escola Judicial.

Ao chegarem, assistiram à parte da sessão da 4ª Turma, presidida pelo desembargador Júlio Bernardo do Carmo, que os saudou. Após, visitaram a exposição "Trabalho & Cidadania", que permite conhecer um pouco da história do trabalho no Brasil, por meio de fotos, vídeos, mobiliário, áudios, obras literárias, documentos e objetos.

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos de Divinópolis no TRT3 (imagem 1)

Em seguida, foi realizada uma audiência simulada, em que os alunos atuaram como advogados, reclamante, reclamado, testemunhas e escrivão, conduzida pela juíza Luciana Alves Viotti, titular da 39ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Sobre o Programa, a magistrada acredita que "trazer o aluno para dentro do Tribunal fortalece e legitima ainda mais a instituição".

"O que importa é o resultado, a apuração da verdade real e dar a cada um o que é seu, da maneira mais ágil possível. Minha preocupação foi essa, mostrar aos estudantes a agilidade e informalidade do processo do trabalho", disse a juíza.

Programa Justiça e Cidadania recebe alunos de Divinópolis no TRT3 (imagem 2)

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Conta com a colaboração de magistrados voluntários para realização das audiências simuladas. Interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória, pelo telefone (31)3215-7919.

(Carolina Lobo - Estagiária/ Foto: Leonardo Andrade)

Visualizações: